Como pagar contribuições atrasadas do INSS?

O pagamento das contribuições para o INSS, garante que o trabalhador tenha acesso a vários benefícios concedidos para auxiliar em situações que são necessárias, além de garantir a aposentadoria. Você esqueceu de pagar contribuições atrasadas no INSS? Assim, hoje, nós vamos responder a essa pergunta e tirar as suas dúvidas.

Quem pode pagar contribuições atrasadas do INSS?

Os segurados do INSS que estão empregados de carteira assinada, possuem suas contribuições com o INSS em dia. Mas existem situações especiais, em que os trabalhadores podem ter esquecido, e não contribuíram com o INSS. E que podem fazer os pagamentos em atraso. São elas:

Os segurados facultativos
Os segurados contribuintes individuais.

Mas saiba que nem sempre o pagamento das contribuições atrasadas garante o pagamento da aposentadoria.

Como os segurados facultativos podem pagar as contribuições atrasadas no INSS?

Você Também pode gostar:

Os segurados facultativos são todas as pessoas, com mais de 16 anos que não trabalham e querem contribuir com a Previdência, de vontade própria. Normalmente são pessoas que querem se aposentar por tempo de contribuição, mesmo que não tenham renda salarial. Fazem parte deste grupo de segurados: estudantes, pessoas desempregadas e donas de casa que preferem pagar a Previdência de maneira facultativa.

Neste caso, só é possível fazer o pagamento de contribuições atrasadas do INSS se a guia não estiver atrasada a mais de 6 meses. O pagamento pode ser realizado utilizando a internet, no site da Receita Federal. Mas, se o atraso for maior que 6 meses, só poderá fazer o pagamento, se o segurado comprovar que trabalhou neste período.

Nem sempre o pagamento das contribuições atrasadas garante o pagamento da aposentadoria- Reprodução AdobeStock

Como os segurados contribuintes individuais podem pagar as contribuições atrasadas no INSS?

Os segurados contribuintes individuais são os autônomos, que trabalham por conta própria, e recebem remuneração por isso. Neste caso, é possível pagar contribuições em atraso a qualquer tempo. Para tanto, pode ser necessária a comprovação de ter trabalhado no período. Se você for pagar contribuições em atraso de períodos superiores a 5 anos é preciso fazê-lo numa agência do INSS.

Mas em caso de pagamento de contribuições atrasadas em períodos inferiores a 5 anos é possível realizar utilizando a internet, no site da Receita Federal. Siga os seguintes passos:

Entre na aba “Sistema de Acréscimos Legais” da Receita Federal e clique na opção de acordo com o dia que você se filiou ao INSS.
Escolha a sua categoria de contribuinte, e digite o seu NIT/PIS/PASEP.
Confirme.
Na próxima tela aparecerá os dados cadastrais para você atualizar. Atualize se necessário, e confirme.
Coloque o período de atraso e o seu salário de contribuição naquele mês.
É possível emitir no máximo 12 parcelas em atraso por vez. Confirme.
Irá aparecer os valores atualizados para pagamento e clique em “Gerar GPS”.

Agora é só fazer o pagamento das contribuições do INSS.

Mas lembre-se: De nada adianta pagar as contribuições atrasadas se você não conseguir comprovar o trabalho realizado, para a aposentadoria. Assim, se você for segurado facultativo, é possível fazer os pagamentos atrasados no período de 6 meses.

Mas se você for segurado contribuinte individual, pode fazer os pagamentos dos últimos 5 anos diretamente pela internet. Mas se ultrapassar esse período é necessário ir até uma agência do INSS.

O post Como pagar contribuições atrasadas do INSS? apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.