Connect with us

Cartão de Crédito

Como estornar compras no cartão de crédito de forma rápida?

Raquel Luciano

Publicado

on

comprou um produto com o cartão de crédito e logo em seguida percebeu que ele estava com problema? Ou fez uma compra pela internet e não chegou? Sabia que é possível estornar o pagamento de forma simples?

O estorno no cartão de crédito acontece quando um cliente deseja cancelar uma transação feita com o cartão e receber seu dinheiro de volta.

Dessa forma, há algumas situações onde você pode solicitar o estorno. Porém, é preciso saber em quais cenários o Código do Consumidor dá o direito de cancelar uma compra.

Comprei algo online e desisti

Em casos de compra online, ou por telefone, o cliente tem o direito de desistir do produto ou serviço. É o que o Código de Defesa do Consumidor entende como direito do arrependimento.

publicidade

Nesses casos, você tem 7 dias após o recebimento para entrar em contato com a empresa alegando desistência e iniciar o processo de reembolso.

Comprei algo presencialmente e desisti

Exceto em casos de defeito do produto ou não realização de algum serviço contratado, o estabelecimento não tem obrigação de atender o seu pedido de estorno.

No entanto, algumas empresas abrem exceções buscando fidelizar o cliente, mas nenhuma delas possui a obrigação legal de fazer a devolução do dinheiro.

Fiz uma compra presencial, mas recebi uma cobrança indevida

Suponha que você realizou uma compra e não verificou o preço final, chegou em casa e viu que o comprovante estava cobrando mais do que deveria. Ou seja, você descobriu que foi vítima de uma cobrança indevida.

Nesses casos, o estabelecimento deve realizar o estorno imediatamente no cartão de crédito, basta entrar em contato e pedir o reembolso.

publicidade

Comprei algo online, mas houve uma cobrança indevida

É possível que essa cobrança indevida não tenha sido gerada de má fé. Apesar disso, a empresa terá a obrigação de devolver o valor excedente ou cancelar a compra por inteiro, reiniciando o processo de compra do cliente.

Como fazer o reembolso no cartão de crédito?

O estorno de compras feitas no cartão de crédito tem uma particularidade que deve ser levado em consideração.

Os cartões possuem datas definidas para o fechamento da fatura que variam de pessoa a pessoa.

Por isso, pode acontecer que você só receba o reembolso no mês seguinte que for solicitado.

Isso vai depender da data do fechamento da fatura e da solicitação do vendedor à administradora do cartão.

publicidade

Fique atento, em casos de compras parceladas as empresas não conseguem cancelar o parcelamento. Ou seja, a cobrança das parcelas vai continuar, mas o cliente irá receber o valor integral da compra.

Em cancelamentos, a empresa deve devolver todo o valor da compra, inclusive o frete, pois o parcelamento se mantém na fatura do cartão.

De acordo com o artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor, no caso de não receber o valor total da compra, o cliente tem direito ao complemento do valor.

Art. 20. O fornecedor de serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária, podendo o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

I – a reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível;

publicidade

II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.

Quando posso solicitar reembolso no cartão de crédito?

Confira abaixo as situações em que o consumidor pode receber o reembolso do cartão de crédito:

  • Quando o produto possui danos ou não correspondente às informações do anúncio e a empresa não resolver o inconveniente no prazo de 30 dias;
  • Em caso da entrega do produto levar mais tempo do que foi do prazo;
  • Quando a compra é online ou por telefone, o cliente tem até 7 dias para se arrepender e solicitar o cancelamento;
  • Quando há uma fraude.

Veja Também:

Está “bombando” na Internet:

Jornalista formada pela Universidade Nove de Julho com experiência na produção de matérias para portais de notícia nos estados do MS, BA, MG e SP. Atualmente é Redatora do Sua Finança.

Cartão de Crédito

5 maneiras de ganhar dinheiro com cartão de crédito

Raquel Luciano

Publicado

on

Ganhar dinheiro com cartão de crédito é possível e existem algumas formas seguras e vantajosas para conseguir isso. Graças a programas de cashback, milhas, pontos e clubes de fidelidade, você pode ser remunerado em dinheiro ou produtos ao utilizar o cartão.

Contudo, é preciso ter atenção aos gastos para não acabar comprometendo o orçamento e se endividando, e neste caso, o cartão de crédito deixa de ser algo útil, para se tornar um vilão

5 maneiras de ganhar dinheiro com cartão de crédito

Confira as melhores formas de ganhar dinheiro com o cartão de crédito e saiba como não se endividar.

1. Utilize um cartão com cashback

Cashback significa dinheiro de volta. Ou seja, você recebe de volta parte do valor gasto em suas compras, sejam elas físicas ou online. Para ganhar dinheiro utilizando esse benefício, é preciso que o seu cartão tenha um programa de cashback próprio ou que você compre com o cartão em sites parceiros.

publicidade

Geralmente, existe um percentual de ganho predeterminado para cada tipo de produto disponibilizado em um site ou mesmo um valor fixo para todo o site ou cartão de crédito. Então, analise qual formato vale mais a pena.

Além disso, alguns cartões retornam parte do valor como desconto na fatura e limite de crédito ou determinam um valor mínimo de dinheiro para transferência e saques. Logo, fique atento às diferentes formas de receber o seu dinheiro de volta.

2. Acumule milhas ou pontos

Além de cashback, é possível ganhar dinheiro com cartão de crédito acumulando milhas ou pontos. Ao acumular esse tipo de vantagem, é possível trocar por produtos disponibilizados por sua instituição, e até mesmo trocar ou vender milhas para outros sites.

Como nem sempre a troca de pontos por produtos é vantajosa, sendo até mesmo limitada, vale a pena conseguir um bom cartão de crédito para acumular milhas, trocá-las por viagens ou lucrar com a venda de milhas.

Para ganhar ainda mais na venda de cada milheiro, é interessante aproveitar períodos de média e alta temporada, onde a busca por viagens aumenta e, consequentemente, o preço das passagens tende a ser maior.

publicidade

3. Aproveite os clubes de fidelidade

Ao participar de um clube de fidelidade, você pode ganhar benefícios exclusivos, seja do seu banco, companhia aérea, bandeira do cartão, entre outros. Como vantagem, você pode ganhar passeios, viagens, descontos, promoções exclusivas, aumento no percentual de ganho de pontos, milhas ou cashback, e muito mais.

Por mais que muitas vezes não seja um ganho em dinheiro diretamente, vale a pena aproveitar essa oportunidade de conseguir ainda mais benefícios ao utilizar o cartão de crédito.

4. Utilize o cartão de crédito a seu favor

O cartão de crédito pode ser o aliado ou vilão de suas finanças pessoais. Para utilizar essa ferramenta a seu favor e conseguir, inclusive, ganhar dinheiro, concentre os gastos no cartão de crédito, optando até mesmo em pagar boletos com o cartão quando possível.

Afinal, como os ganhos com cashback, milhas e pontos, correspondem ao valor de gastos, é importante aproveitar cada oportunidade. Mas, sempre analise o custo-benefício dessa prática. Pois, como algumas compras à vista possuem grandes descontos, por exemplo, pode ser mais vantajoso.

Além disso, conheça as opções disponíveis no mercado para saber qual o ideal para você, com base na sua renda, padrão de gastos e benefícios esperados.

publicidade

5. Controle os gastos no cartão

A falta de controle de gastos no cartão pode levar ao endividamento severo, devido às altas taxas de juros. Por isso, para aproveitar ao máximo as vantagens dessa ferramenta, busque utilizar poucos cartões mas com benefícios, e centralize os gastos em uma ferramenta de controle financeiro.

Com isso, você será capaz de saber quanto de limite tem em cada cartão, qual o valor de cada fatura, com o que está gastando e o quanto isso corresponde do seu orçamento ou compromete os seus objetivos, tudo isso em uma única ferramenta, sem necessitar olhar em contas separadas de cada instituição.

Veja Também:

Está “bombando” na Internet:

Continue Lendo

Cartão de Crédito

Brasileiro usou mais cartão de crédito na Black Friday

Raquel Luciano

Publicado

on

As compras com cartão de crédito, débito e pré-pago podem ter superado R$ 28 bilhões na Black Friday deste ano no Brasil, crescimento de aproximadamente 22% em comparação com 2020. Os dados foram colhidos, no período de 25 e 26 de novembro, pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

O uso dos cartões na internet, aplicativos e outros tipos de compras não presenciais teve alta de cerca de 30% no período. As novas tendências de consumo ganharam evidência na pandemia, com forte estímulo às vendas online. Pagamentos não presenciais representam hoje cerca de 35% de todos os gastos realizados com o cartão de crédito.

Entre os itens mais buscados na Black Friday deste ano estão alimentos, que representou aproximadamente 20% dos gastos, além de produtos de higiene e beleza. As compras de produtos eletroeletrônicos acabaram em segundo plano neste ano.

Conheça a Black Friday

Black Friday (em português, sexta-feira negra) é o dia que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções em muitas lojas retalhistas e grandes armazéns. É um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, ou seja, celebra-se no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro.

publicidade

Esta festividade começou nos Estados Unidos e com a ajuda das novas tecnologias e a promoção deste dia por parte das diversas empresas vem-se estendendo pelo resto dos países do mundo.

A Black Friday é uma das datas mais importantes para o setor varejista, porque representa ótimas oportunidades de compra para os clientes e muitas vendas para os lojistas. Em 2019, por exemplo, o faturamento da data foi de R$ 3,2 bilhões, o que representou 20 vezes mais vendas do que o resto do ano.

Como complemento ao evento, existe a Cyber Monday, que é um dia dedicado às compras pela Internet e que é celebrado na segunda-feira depois da Ação de Graças.

Fonte: Agência Brasil

publicidade

Veja Também:

Está “bombando” na Internet:

Continue Lendo

Cartão de Crédito

4 Tipos de cartões de crédito universitário com aprovação rápida

Raquel Luciano

Publicado

on

Como universitário, você poderá obter um cartão de crédito dedicado a você. É importante destacar que apenas maiores de idade podem solicitar um cartão de crédito universitário. Depois de atingir a maioridade, você pode ainda enfrentar um obstáculo para obter um cartão sozinho.

Você precisará atender a outros critérios relacionados à renda ou expectativa de acesso a ativos financeiros.

Renda

O universitário deve ter renda de um emprego, estágio ou outras fontes de renda independentes. O simples fato de atingir a maioridade não o qualifica mais para um cartão sem atender a requisitos adicionais.

O requerente precisa de ter toda a documentação necessária como CPF registrado e RG. Confira a seguir os cartões voltados para o público universitário.

publicidade

4 tipos de cartões de crédito universitário

Para te ajudar, separamos 3 cartões de crédito universitário com aprovação simples e que pode ser solicitado hoje mesmo:

Ourocard Universitário Internacional

Limite de até R$ 1.500
Não precisa comprovar renda
Sem anuidade
Solicitado pelo aplicativo do Banco do Brasil
CAIXA Universitário Internacional
Limite de até R$ 800,00
Sem cobrança de anuidade por 5 anos. Após o perído, a anuidade será de R$ 207,00 em 12 parcelas de R$ 17,25.
Solicitado em uma agência da Caixa

Santander SX Universitário

Sem anuidade se o cliente gastar pelo menos R$ 100 por mês ou cadastrar Pix CPF ou celular no Santander.
Limite de acordo com critérios do banco
Não precisa comprovar renda
Solicitado no aplicativo ou site

Bradesco Elo Universitário

Primeiro ano isento de anuidade. A partir do segundo ano, 12 x R$ 12,75 (R$ 153,00)
Exige comprovação de renda
Limite de acordo com análise do banco
Solicitado em uma agência do Bradesco

Itaucard Universitário

1ª anuidade grátis e mais 50% de redução até a 6ª anuidade.
Vinculado a MaxiConta Universitária
Limite não divulgado
Solicitado em uma agência do Itaú

publicidade

Veja Também:

Está “bombando” na Internet:

Continue Lendo

Cartão de Crédito

Novo cartão de crédito grande libera limite aos clientes

Raquel Luciano

Publicado

on

A DMCard fez uma grande ação para beneficiar seus clientes neste mês de novembro. A instituição liberou R$ 300 milhões para aumentar o crédito dos cartões.

Enquanto alguns emissores de cartão de crédito aumentam automaticamente seu limite de crédito, outros só aumentam se você solicitar.

O DMCard permite que você solicite um aumento do limite de crédito de forma online também. Faça o login no aplicativo e procure uma opção de menu para solicitar um aumento de limite de crédito.

Análise

Para processar sua solicitação, o DMCard pode acessar seu dados no Serasa e SPC. Essa dos seus dados financeiros não vai abaixar seu score.

publicidade

Se você tem muitas dívidas em outros bancos (como empréstimos ou cartões vencidos), pode ser que não a liberação do aumento do limite de crédito até que sua dívida seja quitada.

Seu limite de crédito é baseado nas informações fornecidas ao DMCard quando você abriu sua conta. Se você não sabe qual é o seu limite de crédito, você pode encontrá-lo no boleto mensal, no aplicativo ou na Central de Atendimento Online.

Limite

Aumentar seus limites de crédito é uma boa maneira de reduzir o efeito que a dívida do cartão de crédito pode ter em sua pontuação de crédito.

Um limite de crédito expandido permite que você use seu cartão de crédito para fazer compras maiores, financiar mais necessidades, enfrentar mais emergências – tudo sem fazer com que a utilização de seu crédito aumente muito.

Antes que um aumento de crédito possa ser concedido, o DMCard vai querer ver se você é um bom risco. Em termos simples, isso significa:

publicidade

Você foi um titular de cartão responsável. Isso significa nenhum pagamento atrasado ou compras acima do limite. Ir além – por exemplo, pagando um valor extra a cada mês para pagar seu saldo com mais rapidez – pode fortalecer seu caso.

Seu crédito está em boas condições. Certifique-se de que seu histórico de pagamentos, utilização de crédito e outros fatores que contribuem para sua pontuação de crédito estejam nas melhores condições em todas as suas contas de crédito.

Sua renda é adequada para cobrir a habitação e as dívidas mensais. Se sua receita aumentou recentemente, você provavelmente está em uma boa posição para que sua solicitação seja aprovada. Esteja preparado para fornecer o valor da sua renda anual, se solicitado.

 

publicidade

Veja Também:

Está “bombando” na Internet:

Continue Lendo

Cartão de Crédito

Inter libera $ 2 bilhões de limite de crédito de olho na Black Friday

Raquel Luciano

Publicado

on

O Inter liberou R$ 2 bilhões em limite para cartões de crédito em uma iniciativa que faz parte da Black Friday do banco, o Orange Friday.

Mais de 800 mil clientes já receberam novos limites de cartão de crédito. A medida contempla tanto clientes que terão o benefício pela primeira vez quanto aqueles que terão aumento do limite.

Além dos descontos, os produtos do Inter Shop têm cashback que, se a compra for feita até o dia 30 de novembro com a função crédito debitado na hora, o cliente ganha mais 10% de cashback.

“Costumamos dizer que na Orange Friday do Inter o cliente encontra uma experiência única porque nós centralizamos os descontos e benefícios oferecidos por todas as principais lojas do varejo do Brasil em um só lugar. E além de trazermos as ofertas de empresas como Americanas, Amazon, Casas Bahia e todas mais de 200 que estão no Inter Shop, também oferecemos bastante cashback nos produtos e em todos os serviços das demais avenidas do Inter”, afirma Rodrigo Gouveia, CEO do Inter Shop.

publicidade

Na frente de investimentos, o cashback será turbinado para os clientes que aplicarem em ofertas públicas. Já nos ativos de renda fixa, a rentabilidade vai aumentar e serão anunciadas taxas reduzidas.

Conheça o Banco Inter

Banco Inter, antigo Banco Intermedium, é um banco múltiplo brasileiro sediado na cidade de Belo Horizonte. Caracteriza-se por ser um dos primeiros bancos digitais do Brasil, e pela ausência de taxas sobre serviços básicos.

O Banco Inter lançou em 2019 a PAI Investimentos, plataforma de investimentos para pessoas físicas[20] A ferramenta conta com home broker totalmente gratuito, para que correntistas possam negociar ativos como ações, fundos imobiliários e Tesouro Direto e ter acesso a diversos fundos de investimento.

Em agosto de 2019, o Banco Inter atualizou seu aplicativo para smartphones com uma nova ferramenta que permite que clientes possam ter cashback fazendo compras em diversas lojas. A instituição financeira também anunciou uma parceria a provedora de seguros MetLife, que passou a oferecer planos odontológicos em seu aplicativo para Android e iOS. A solução é 100% digital.

publicidade

Veja Também:

Está “bombando” na Internet:

Continue Lendo

Cartão de Crédito

Bradesco libera dobro de pontos no cartão de crédito até este domingo (28)

Raquel Luciano

Publicado

on

Até o próximo domingo (28), o Bradesco está oferecendo o dobro de pontos por dólar gasto em compras feitas com cartão de crédito.

A campanha, no entanto, é direcionada – isso significa que se você não tiver recebido a comunicação do banco, você não receberá pontos em dobro.

Como participar

Não há cadastro para a ação. O Bradesco está informando os seus clientes via SMS ou notificação push.

“Bradesco Prime: ganhe pontos em dobro nas compras c/ o cartão de credito final 5324 na semana da Bank Friday. Saiba+ banco.bradesco/dobro P/ sair envie PARE”.

publicidade

O acúmulo dos principais cartões

Veja abaixo quanto vão pontuar os principais cartões do Bradesco:

  • Bradesco Amex The Platinum Card: 6 pontos por dólar gasto em compras internacionais e 4,4 pontos por dólar gasto em compras nacionais;
  • Bradesco Visa Aeternum: 4,6 pontos por dólar gasto;
  • Bradesco Visa Aeternum Private: 8 pontos por dólar gasto;
  • Bradesco Prime Visa Infinite: 4,4 pontos por dólar gasto;
  • Bradesco Visa Infinite: 4 pontos por dólar gasto;
  • Bradesco Elo Nanquim: 4,4 pontos por dólar gasto;
  • Bradesco Elo Diners Club: 6,6 pontos por dólar gasto em compras internacionais e 4,4 pontos por dólar gasto em compras nacionais;
  • Bradesco Mastercard Black: 3,6 pontos por dólar gasto.

Em compras parceladas dentro do período da promoção, serão considerados os valores totais da compra para o cálculo dos pontos bônus. Já compras parceladas em meses anteriores ao período receberão apenas a pontuação base do cartão.

Atenção: Caso o cliente elegível não tenha a conta autenticada, poderá realizar sua ativação no site da Livelo até o dia 10/12/2021 para receber os pontos em bônus. Os pontos serão creditados em até 40 (quarenta) dias após a realização da compra e terão validade de 24 (vinte e quatro) meses na conta do cliente.

Fique atento, porém, quanto ao período de vigência (entre 22 e 28/11) e a sua elegibilidade (caso você não tenha recebido a comunicação do Bradesco você não receberá pontos em dobro).

Você foi selecionado para participar da campanha? Clique aqui para consultar o regulamento.

publicidade

Veja Também:

Está “bombando” na Internet:

Continue Lendo

Title

Sérgio Moro Sérgio Moro
Política15 horas atrás

Sérgio Moro encontra Eduardo Leite no RS

O ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro se encontrou hoje, 4, com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite....

ômicron ômicron
Sem categoria16 horas atrás

Ômicron se espalha pelo país e assusta economistas

A nova variante do coronavírus, a Ômicron, está preocupando os cientistas e os economistas, que já projetam que o mundo...

fundos de investimentos multimercado fundos de investimentos multimercado
Investimentos17 horas atrás

Fundos de investimentos multimercado: saiba o que são

Ao abrir a sua conta na corretora, muito provavelmente você se deparou com alguns fundos de investimentos. Na verdade, o...

profissões da tecnologia profissões da tecnologia
Emprego18 horas atrás

Profissões da tecnologia pagarão bons salários em 2022

Se você está buscando se recolocar no mercado de trabalho ou, ainda, se deseja entrar no mercado, saber as profissões...

Paulo Guedes Paulo Guedes
Economia1 dia atrás

Paulo Guedes afirma que Brasil vai crescer

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a falar que o país vai crescer, contrariando as expectativas do mercado no...

PEC dos Precatórios PEC dos Precatórios
Destaques2 dias atrás

PEC dos Precatórios é aprovada; confira o texto final

Depois de muito fazer barulho, preocupar o mercado e aumentar as tensões políticas, o Senado aprovou a PEC dos Precatórios....

mercados emergentes mercados emergentes
Renda Variável3 dias atrás

Mercados emergentes: saiba como investir neles

O Brasil é um dos mercados emergentes mais promissores do mundo e isso atrai os olhares de diversos investidores no...

bolsa está barata bolsa está barata
Ações3 dias atrás

A bolsa está barata? Confira a verdade por trás disso

Não há um investidor sequer que não saiba que a bolsa está caindo e que os prejuízos do ano se...

Ibovespa Ibovespa
Investimentos3 dias atrás

Ibovespa surpreende, levanta voo e fecha no positivo

Desde o dia 8 de outubro, o Ibovespa não subia mais de 2% no dia. Desde essa data, o índice...

Ações americanas Ações americanas
Ações3 dias atrás

É hora de vender ações americanas?

As ações americanas bateram as máximas e agora especialistas começam a ver a bolsa bastante descolada da realidade. Por isso,...

Mais lidos