InícioInvestimentosComo está o mercado financeiro para aplicações e investimentos?

Como está o mercado financeiro para aplicações e investimentos?

Neste ano, devido a pandemia, as instituições financeiras esperam um ponto percentual na taxa básica de juros. A expectativa é baseada nas projeções dos principais indicadores econômicos. E o mercado financeiro tende a reagir a isso.

O mercado financeiro e a Selic

Quando o Copom aumenta a Selic, o foco é conter a demanda de aquecimento, que vai gerar reflexos nos preços, até porque os juros mais altos deixam valores altos no crédito e estimulam a poupança brasileira.

Mas, quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, até porque recebe incentivo à produção e ao consumo, o que reduz o controle sobre a inflação.

Inflação e mercado financeiro

Assim, com esse cenário, o mercado financeiro mostra que a inflação foi levemente ajustada para valores mais altos, em torno de 3,92% para 3,95%.

O que se projeta para a inflação este ano está abaixo do centro da meta, que é 4,5%. A meta tem um limite inferior de 3% e superior de 6%. Já para o próximo ano, a estimativa deve ficar na casa dos 4,34% para 4,40%.

Assim, para as instituições financeiras, o crescimento da economia (Produto Interno Bruto – PIB – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) deve passar de 0,50% para 0,49%, este ano e de 2,50% para 2,48%, em 2018.

Assim, o mercado financeiro tende a reagir ainda baseado em como o cenário político é apresentando, ou seja, com instabilidade e ainda muito pouco a se projetar.

Quer saber mais sobre finanças, empréstimos e cartão de crédito? Continue acompanhando tudo que acontece no mercado financeiro aqui no Sua Finanças.

Raquel Luciano
Jornalista formada pela Universidade Nove de Julho com experiência na produção de matérias para portais de notícia nos estados do MS, BA, MG e SP. Atualmente é Redatora do Sua Finança.
Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS