Connect with us

Economia

Como driblar os efeitos da inflação?

Publicado

on

Os jornais noticiam a todo instante a alta e a baixa da inflação. Infelizmente, essas oscilações provocam mudanças consideráveis na vida financeira das pessoas. Então, saber como agir para que a inflação não te dê prejuízos é fundamental. Dessa forma, veja aqui como driblar os efeitos da inflação.

A inflação por si só é ruim. Isso porque o valor do dinheiro diminui significativamente. Então, não é que você esteja gastando mais, mas as coisas que se tornaram mais caras. Assim, a sua atividade econômica é reduzida e seu dinheiro circula muito menos.

Mas não são apenas as pessoas “comuns” as prejudicadas pela inflação. Os empresários também sofrem com a margem de receita menor. Dessa maneira, realizam menos investimentos e contratações, isso quando não têm de dispensar alguns funcionários para conseguir cobrir o teto de gastos.

Como se não bastasse, a alternativa que o Banco Central toma é a de elevar as taxas de juros para que a inflação seja refreada. Mas isso não é nada agradável para a população em geral. Veja, então, aqui no Brasil 123 como driblar a inflação e viver economicamente mais estável.

publicidade

Como driblar os efeitos da inflação?

entenda os efeitos da inflação na sua vida financeira – reprodução unsplash

Os efeitos da inflação atingem a todos sem distinção. Porém, algumas pessoas sentem isso mais que outras por estarem mais antenadas à situação financeira. Mas o que é possível fazer para evitar que o planejamento financeiro extrapole o teto?

Em primeiro lugar, controlar as planilhas de gastos e investimentos é mais necessário que nunca. Pois, as despesas aumentaram não porque você gastou mais, mas porque os valores das coisas subiram. Então, se você gastava determinado valor de combustível por semana, certamente gastará um valor muito superior percorrendo a mesma quilometragem.

Para solucionar esse problema é preciso recalcular seus gastos, pois, infelizmente, seu salário não sobe na mesma medida da inflação. Analise a sua planilha de gastos e veja o que é possível eliminar, assim, direcione esse valor para outra área que é essencial.

Faça uma renda extra

Caso seja possível, adquira outra fonte de renda durante esse período. Os problemas financeiros acabam por fazer com que os gastos que outrora eram destinados ao lazer sejam cortados.

publicidade

Planejar não significa que você deva viver apenas para pagar contas, pelo contrário, é necessário realizar um planeamento justamente para direcionar o dinheiro para todas as áreas.

Abra mão de alguns gastos

Alguns produtos realmente podem ser substituídos por outros mais baratos e é você quem deve analisar isso. Veja se a marca de alguns produtos que você compra não pode ser substituída por outra similar.

Além disso, consumir produtos da estação é uma excelente opção. Pois, mesmo com a inflação, eles possuem preços mais acessíveis. Não tenha medo de cortar o consumo supérfluo, isso faz muita diferença!

Cuidado com os investimentos

Nesse momento é preciso ficar longe do mercado de investimentos de risco. Assim, você não corre o risco de levar um grande susto quando for procurar por seu dinheiro.

Esse momento é passageiro, e esses pequenos cortes de gastos farão uma diferença significativa em seu orçamento final.

publicidade

O post Como driblar os efeitos da inflação? apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.