Como começar a investir?
Uma pergunta muito feita nos últimos meses é exatamente sobre como começar a investir. Isso porque o mercado está repleto de opções e o excesso de informação atrapalha quem quer começar.
Por isso, um passo a passo claro para quem quer começar a investir.
Finanças pessoais
Para começar a investir, é importante que você tenha as suas contas em dia. Por isso, você precisa ter um panorama dos seus gastos e de seus ganhos.
Utilizar uma tabela no Excel ou até mesmo em um caderno de anotações pode ser uma boa saída para você visualizar, de fato, quanto você ganha e o quanto você gasta todos os meses.
Além disso, renegociar dívidas existentes pode diminuir o preço das suas parcelas mensais, desafogando seu orçamento e dando mais tranquilidade a você no começo da sua vida de investir.
Estipular metas para investir também pode ser interessante. Seguindo a lógica do Primo Rico (Thiago Nigro), o valor do investimento deve entrar como um gasto obrigatório no seu mês. Segundo ele, você estaria pagando a si mesmo pelo trabalho de cuidar das finanças. Uma política muito interessante e que dá certo!
Escolher onde investir
O segundo passo para começar a investir é escolher onde você fará isso. Por isso, corretoras e bancos são as fontes mais buscadas. Além disso, alguns assessores de investimentos estão disponíveis no mercado.
Nas corretoras, você tem diversos serviços e cada uma delas terá seus benefícios. Na Clear, por exemplo, você investe em ações e no Tesouro Direto sem pagar nada, porém não tem acesso a outros títulos. Na Rico, você tem acesso a muitas opções, mas as taxas podem ser pesadas. Por outro lado, na Warren você tem tudo isso disponível por uma taxa baixa, porém você deve ter algum conhecimento para começar tranquilo.
No caso dos bancos, via de regra as taxas são bastantes altas e a falta de transparência com os clientes é uma realidade. Apesar das normas da CVM, essas instituições ainda trabalham com comissões para certos fundos, o que não pode ser adequado para o investidor.
Como estamos falando do seu dinheiro, é importante ser incansável nessa busca para começar a investir. A diferença de 0,1% nas taxas pode fazer muita diferença no longo prazo, principalmente para quem quer investir valores maiores.
Estude o mercado financeiro
Depois de escolher a sua instituição para começar a investir, é hora de estudar um pouco o mercado financeiro para começar seus aportes. Para isso, no início é mais recomendado que você estude a renda fixa.
Isso porque você deve pegar o costume de investir e ver o dinheiro crescendo pode estimular você. Você deve utilizar a renda variável com cautela nos primeiros momentos, principalmente se não suporta quedas.
Também é importante ressaltar que esse último passo não termina nunca. Isso porque você estudando o mercado financeiro se dará conta de que a atualidade sempre influencia o mercado, juntamente com a política.
Parece difícil, mas é muito simples começar a investir. Não demanda muito tempo e é acessível para todos.