Connect with us

Economia

Circuit Breaker na bolsa de valores? Veja o que é isso

Publicado

on

A bolsa de valores do Brasil operou em uma queda relevante nessa sexta-feira, 17. Com baixa de 2,84%, o principal índice de ações do nosso mercado já acumula perdas de 3,88% em 2022. Contudo, as quedas vem sendo cada vez mais bruscas, o que faz com que investidores temam um mecanismo de segurança conhecido como circuit breaker.

Os investidores mais experientes já experimentaram essa realidade. Contudo, ela acontece apenas em momentos de pânicos extremos no mercado. Por isso, hoje vamos falar o que é o circuit breaker, como funciona esse mecanismo e se estamos próximos a cenários como esse na nossa bolsa de valores.

O que é circuit breaker?

Circuit breaker é uma forma de a bolsa de valores proteger os mercados financeiros na hora de pânico extremo. Com diferentes percentuais definidos no mundo todo, acioná-lo significa que todas as operações de compra e venda ficam paralisadas por um determinado tempo. No Brasil, quando o Ibovespa cai 10% no mesmo dia, a bolsa brasileira fecha as negociações por alguns minutos.

Ao paralisar as negociações, é esperado que as ordens de compra e venda fiquem equivalentes, o que normalizaria as operações no mercado, fazendo com que as cotações voltassem ao normal. Contudo, nos momentos em que são acionados, os circuit breakers tendem a gerar mais impacto negativo nas ações da bolsa, o que preocupa os investidores iniciantes.

publicidade

Apesar disso, a paralisação também permite que os investidores repensem suas estratégias. Isso porque é bastante comum que pessoas vendam e comprem ativos com base no desespero quando as notícias são ruins. Dessa forma, impedir negociações tende a trazer uma menor volatilidade ao mercado.

A última vez que tivemos um circuit breaker no Brasil foi em 2020, quando a OMS declarou, oficialmente, pandemia no mundo todo. No mundo todo, o índice Nasdaq ficou próximo de acionar a medida ontem, 16, diante de uma queda de quase 5%.

No circuit breaker, investidores paralisam suas negociações. Foto: Reprodução

Teremos na bolsa brasileira?

O mercado de ações vem ficando bastante volátil nesse ano. Como a esperada retomada econômica não veio e a inflação sobe acima do esperado, o aumento dos juros das economias fez com que investidores entrassem em pânico. Quando isso acontece de maneira sucessiva, talvez seja um sinal de que um circuit breaker será acionado.

Contudo, especialistas acreditam que ainda estamos longe de um cenário desses. Isso porque a época de eleições, que traz mais volatilidade, não tende a ter tanto peso nesse ano. Além disso, as sucessivas notícias, que afetam diretamente o mercado, não causaram circuit breakers até agora. Com isso, pode ser que tenhamos que esperar mais alguns anos para rever esse acontecimento.

publicidade

Diante disso, vale lembrar que investir em ações em momentos de estresse do mercado pode ser uma excelente estratégia para quem quer comprar ativos para o longo prazo. Contudo, é sempre bom estudar o momento do circuit breaker, tentar analisar dados para o futuro e selecionar as melhores empresas da bolsa para o seu perfil de investidor.

O post Circuit Breaker na bolsa de valores? Veja o que é isso apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.