Cidade Bitcoin: o projeto ousado de El Salvador
Já pensou em morar em uma cidade completamente montada pelo governo, com energia renovável e livre de impostos? Essa é a proposta de El Salvador para a Cidade Bitcoin. O país, que foi o primeiro a aceitar a criptomoeda como forma de pagamento, pretende colocar esse projeto ousado em prática.
A cidade deve contar com energia geotérmica, além de ter um formato circular, em “homenagem” à moeda. O projeto inusitado levantou polêmicas no país.
El Salvador e o Bitcoin
A relação entre El Salvador e o Bitcoin não é de longa data, mas é uma relação muito boa. Ao contrário de grandes países, como a China, o país latino-americano vê a criptomoeda com bons olhos, mas, acima de tudo, como uma forma de se inserir na economia mundial. Isso porque com a aceitação da criptmoeda, o país busca aprimorar o comércio na região.
Por isso, El Salvador foi o primeiro país a ter o Bitcoin como moeda oficial. Apesar disso, nem todos os lugares aceitam o pagamento pela moeda, o que é um empecilho, ainda, para a plena adoção do meio de pagamento. Contudo, Nayib Bukele, presidente do país, se mostra como um dos líderes favoráveis à moeda, apesar da fraca relevância de El Salvador no comércio mundial.
E dessa forma, o presidente passou a projetar uma cidade em “forma de bitcoin”, com característica circular, totalmente renovável e, claro, livre de impostos.
O projeto da cidade
A Bitcoin City será uma cidade com setores residenciais e comerciais, restaurantes, um aeroporto e, ainda, energia renovável para a mineração de Bitcoin. Isso porque, segundo o projeto, a Bitcoin City ficará em área próxima a um vulcão, o que permite a implementação da energia geotérmica.
Ainda, na praça central da cidade, o governo estaria disposto a colocar um símbolo de Bitcoin, para representar a importância da criptomoeda para o país. O projeto inusitado ainda contaria com a vantagem de ser livre de impostos para receita, propriedade, ganhos de capital ou impostos sobre folha de pagamento.
Para bancar esse projeto, o governo pretende lançar um “título de Bitcoin” no valor de US$1 bilhão, o que poderia financiar a construção. Contudo, o presidente disse que desse título, metade servirá para construir a cidade, enquanto a outra metade seria usada para reforçar as divisas do país em Bitcoin.
Em resumo, a cidade funcionaria quase como um paraíso fiscal, de modo a atrair o capital estrangeiro e buscar desenvolver a área. A Bitcoin City ainda é apenas um projeto, mas os favoráveis ao governo buscam implementar o projeto o mais rápido possível. Por outro lado, a oposição ao presidente afirma que o projeto é uma “insanidade”, e alegam que o país deveria ter outras preocupações no momento.
Atualmente, o preço do Bitcoin está US$57 mil dólares, com forte queda depois de atingir as máximas históricas no início do mês. Com o atual preço, as divisas de El Salvador na moeda passariam de 2 mil bitcoins, a maior reserva de um governo.