Chris Gardner: a história que pode mudar a sua história
No Dia da Consciência Negra, é importante que mostremos casos de empreendedores negros bem sucedidos, como foi Chris Gardner. Ainda que minoria entre as figuras mais ricas do mundo, os negros são a maioria dos empreendedores brasileiros, em grande parte micro e pequenos empresários.
A história de Chris é tão fascinante que rendeu um dos melhores filmes da história: “À Procura da Felicidade“, que rendeu prêmios no Oscar e no Globo de Ouro a Will Smith.
Quem foi Chris Gardner?
Chris Gardner foi de tudo um pouco. A história dele é cheia de reviravoltas e mostra como uma infância turbulenta pode atrapalhar uma pessoa. Apesar disso, Chris deu a volta por cima e se tornou um homem bem sucedido na vida pessoal e na vida financeira.
A vida de Chris Gardner começa com uma infância delicada. Com três irmãs e constante confusões com a mãe, ele passa a morar em um orfanato. Lá, conhece Henry, a quem chama de tio. Ele incentiva o jovem Chris a tentar a carreira militar. O menino se alista na Marinha americana e passa a trabalhar em hospitais do exército.
Nessa fase, Gardner se apaixona pela carreira médica e busca seguir essa carreira. Contudo, ele desiste de ser médico aos 26 anos, ao mesmo tempo em que traía a atual esposa com uma estudante de odontologia, Jackie Medina, com quem terá um filho.
A partir daí, precisando de dinheiro para criar o filho, Chris começa a vender equipamentos médicos de porta em porta, com pouco sucesso, mas conseguindo o mínimo para sobreviver. Até que conheceu Bob Bridges, que trabalhava em uma grande corretora americana. No seu primeiro dia de trabalho, Chris fica sabendo que Bob foi demitido e que ele, na verdade, não teria emprego dali para frente. Bob foi responsável por mostrar a Chris Gartner o mundo da bolsa de valores.
A virada da vida dele
Contudo, a virada na vida de Chris Gardner vem logo depois de “perder” o emprego. Isso porque ele volta a buscar estágios e consegue um com remuneração baixa. Apesar disso, ele e o filho moram na rua, dormem em motéis, transporte público e todos os tipos de locais.
Posteriormente, com alguns meses economizando o dinheiro do estágio, ele consegue alugar uma casa. Nesse tempo, ele e Jackie se entendem e voltam a namorar. O resultado é mais um filho, agora uma menina. E seu esforço não terminou ai.
Em 1987, Chris decide abrir a sua própria corretora de valores. Meses depois, ele fecha um contrato milionário e acaba por ser o CEO e fundador da Christopher Gardner International Holdings, uma empresa de serviços financeiros nos Estados Unidos. Com isso, Chris Gardner passa a ter dinheiro suficiente para ter um padrão de vida elevado, se tornando uma das figuras mais importantes no mercado americano.