Connect with us

Cartão de Crédito

Cartão de crédito para empresa: conheça os benefícios e como solicitar

Publicado

on

Muitos empreendedores sonham em ter um cartão de crédito para empresa, que seja um aliado estratégico na compra de tudo aquilo que eles precisam para alavancar seus resultados.

Também conhecido como cartão para pessoa jurídica, essa ferramenta não é nenhuma novidade nos dias de hoje, porém tem passado por muitas mudanças devido ao aumento da concorrência. É lógico, quanto mais concorrência, mais benefícios para os usuários, não é mesmo?!

E não pense que esse tipo de cartão é interessante apenas para fazer compras. Os pontos positivos vão além disso, como controlar as despesas, separar despesas pessoais das corporativas, entre outros.

Para você entender melhor sobre como funciona este meio de pagamento, como conseguir um cartão de crédito para empresa e as principais vantagens, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.

publicidade

Como funciona um cartão de crédito para empresa?

Se você já utiliza cartão de crédito como pessoa física, o cartão PJ não será muita novidade no quesito funcionamento.

Os dois tipos de cartão tem basicamente as mesmas funções: tem um limite de crédito para gastar; você compra de forma pós-paga, ou seja, gera uma fatura no final do ciclo mensal; permite parcelar as compras; tem incidência de juros e multas em caso de atraso, conhecido como crédito rotativo.

Pela lógica, cartões de crédito é como se fosse um empréstimo oferecido pela instituição financeira para você ou sua empresa fazer suas compras e, se pago até o prazo acordado, não há cobrança de juros por este empréstimo.

Para o seu negócio, ter a possibilidade de comprar a prazo sem pagar mais por isso é extremamente importante, pois você consegue um poder de compra sem comprometer seu fluxo de caixa.

Por exemplo, se sua empresa presta um serviço, você precisa entregá-lo para receber do seu cliente, mas antes tem que comprar matéria prima, é possível comprar com o cartão de crédito e pagar somente após o vencimento da fatura. Desse jeito, em algumas situações, você pode pagar o fornecedor somente depois de receber do seu cliente.

publicidade

Diferença do cartão de crédito para empresa e pessoa física?

A principal diferença é que, com o cartão pessoa física, você pode fazer compras pessoas. Já no cartão de crédito para empresa, não. Isso pode parecer meio lógico, mas é muito comum as pessoas se confundirem e misturar tudo no final das contas.

Além disso, algumas instituições financeiras costumam oferecer benefícios diferentes para cartões pj, como taxas de juros menores, limite de crédito maior, pacote de seguros diferenciado, isenção de taxas de anuidade ou custos administrativos, entre outros.

Por que fazer um cartão de crédito PJ?

O principal motivo é a centralização das contas da empresa. Ter um cartão de crédito exclusivo para administrar seu negócio contribui para uma melhor gestão dos gastos e investimentos em produtos e serviços.

Por isso, se preocupar em fazer um cartão de crédito tem que ser uma das primeiras missões assim que você abrir seu CNPJ.

E principalmente se você tiver sociedade na empresa, é ainda mais importante a separação dos gastos pessoais com os corporativos. Afinal, não é interessante para nenhuma das partes custear as despesas individuais de outra pessoa, certo? E cada cartão terá a sua finalidade.

publicidade

Então, para evitar isso e ter mais controle e transparência na administração, ter um cartão de crédito para empresa é mais que necessário.

Assim como no cartão de crédito pessoal, no corporativo é preciso ter muito cuidado para não perder o controle dos gastos. É ótimo ter um bom limite para gastar, mas jamais utilize mais do que você pode pagar.

Isso porque, caso sua empresa não tenha dinheiro para quitar a fatura inteira do cartão, é preciso fazer o pagamento mínimo e deixar o saldo devedor para o mês seguinte. Neste caso, entra no crédito rotativo e as taxas de juros do cartão são consideradas uma das mais altas da modalidade de crédito. Isso pode virar uma bola de neve.

Benefícios dos cartões de crédito para empresas

Para ficar ainda mais claro, agora que você já sabe mais sobre como funciona o cartão de crédito pj, é hora de entender mais sobre os benefícios dele para sua empresa. Vamos lá?

1.Melhor organização financeira

Quando você centraliza os gastos da empresa em um único lugar, fica mais fácil administrar o dinheiro, não é verdade? Ter uma fatura no final do mês onde mostra exatamente o que foi comprado é uma ajuda incrível para o setor financeiro.

publicidade

Além disso, é possível programar o pagamento automático da fatura e ter a certeza de que não vai ficar nada sem pagar e fugir dos juros rotativos. Afinal, a inadimplência pode deixar sua empresa mal vista pelos fornecedores, certo?

2.Controle de despesas externas

Quando você sai para fazer atividades externas, seja prestar um serviço, fazer um orçamento ou atender um cliente no local, é comum ter gastos com alimentação, combustível, táxi ou transporte de aplicativo, ou até outros detalhes.

No caso de centralizar isso no cartão de crédito da empresa, você evita ter que pedir nota fiscal para comprovar o gasto, justificar e pedir reembolso. Afinal, está tudo centralizado em um único local.

3.Maior segurança

Essa aqui é uma outra grande vantagem. Digamos que você não tenha nenhum outro cartão de crédito, nem pessoal, nem da empresa. Quando sair para fazer compras de matéria-prima, por exemplo, você teria que andar com dinheiro no bolso.

Isso é super arriscado, pois, além de assalto, você pode perder ou não ter levado o montante suficiente e, nesse caso, ter perdido a viagem. Com o cartão de crédito para empresa, você consegue fazer sua compra em segurança e com prazo para pagamento.

publicidade

4.Planejamento financeiro

É super importante o setor financeiro da empresa conseguir analisar e classificar as despesas feitas no cartão. Assim, é possível, ainda, manter um histórico de gastos e concentrar os pagamentos em uma data fixa.

Isso tudo ajuda na otimização do planejamento financeiro do seu negócio. O cartão  facilita a previsão de despesas futuras e a estruturação de iniciativas corriqueiras da empresa, desde pagamentos até planos de benefícios.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.