Início Finanças Pessoais Dicas Burlar a inflação é possível, saiba como

Burlar a inflação é possível, saiba como

O Banco Central estima que a inflação vai subir 5,8% este ano. Sendo assim, com certeza você já deve ter sentido o aumento dos preços no momento de colocar gasolina, comprar os alimentos para a casa e fazer qualquer outra despesa. Neste artigo preparamos algumas dicas de como burlar a inflação e salvar seu dinheiro, se quiser saber mais continue a leitura.

É possível burlar a inflação?

Apesar do aumento do preço de quase todos os produtos e setores da economia, é possível usar algumas técnicas para burlar a inflação. O cenário atual da economia brasileira leva a pensar que este cenário de aumento dos preços pode se manter por mais um bom tempo. Por isso, acompanhe as dicas e procure colocá-las em prática.

Invista em aplicações ligadas ao IPCA

IPCA é outra forma de se referir ao valor da inflação. Sendo assim, ao fazer investimentos que têm como índice o IPCA você está fazendo sempre o seu dinheiro render mais do que o aumento dos preços, esta é uma boa tática para burlar a inflação.

Cenários com inflação alta fazem os rendimentos atrelados ao IPCA serem ainda mais rentáveis. Por isso, pode ser uma boa ideia no momento procurar títulos como o Tesouro IPCA ou outros parecidos.

Por fim, saiba que a maioria dos investimentos ligados ao IPCA são de renda fixa. Portanto, pode ser necessário um tempo maior de espera até ter o dinheiro de volta. Lembre-se de se programar e não passar apuros por ter investido todo o seu dinheiro.

Estoque o que for possível

Ao guardar dinheiro em um período de inflação você está perdendo valor em sua moeda. Sendo assim, pense que hoje com 500 reais você consegue fazer a compra do mês no mercado. Porém, mês que vem com o aumento da inflação este dinheiro pode não ser o suficiente.

Apesar da inflação não estar subindo tão rapidamente como no exemplo dado acima, estocar produtos ainda é uma boa ideia para burlar a inflação. Por isso, procure comprar uma quantidade maior de produtos de limpeza ou alimentos com prazo de validade longos.

Vale lembrar que a inflação de hoje ainda está distante da presente nos anos 80, quando o preço dos produtos subia literalmente do dia para a noite. Porém, esta prática já irá trazer um pequeno retorno financeiro e ajudará a burlar a inflação.

Hábitos no mercado para burlar a inflação

O momento atual também pode pedir a mudança de alguns hábitos no mercado para burlar a inflação. Por isso, agora se preocupe sempre em pesquisar o preço em diversos estabelecimentos antes de fazer as compras.

Pode valer a pena aproveitar promoções e comprar apenas os produtos mais baratos de cada estabelecimento. Ao mesmo tempo, substituir o que for possível por marcas mais baratas irá favorecer o seu bolso.

Por fim, a compra em atacado é uma alternativa recomendada. Nestes estabelecimentos ao comprar uma grande quantidade de um produto o desconto é maior. Sendo assim, é possível combinar esta dica com a anterior e fazer mais economia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui