Pesquisa realizada pelo Itaú aponta como o brasileiro mais gasta dinheiro

O orçamento agora inclui a preservação de óvulos e tratamentos para o cabelo.

Dinheiro – Quando refletimos sobre o conceito de consumo, muitas vezes imaginamos imediatamente uma multidão no shopping carregando inúmeras sacolas, certo? Sem dúvida, essa imagem é uma representação elementar do que entendemos por consumidor.

No entanto, é interessante notar que existem outros produtos e serviços, distintos da norma, que têm se tornado cada vez mais populares entre os brasileiros. Isso é o que revela o relatório “Análise do Comportamento de Consumo“, realizado pelo Itaú Unibanco em parceria com a Rede, sua empresa de pagamentos.

Este estudo, baseado nos mais de 70 milhões de clientes da instituição financeira, traz os principais hábitos de consumo e gastos de dinheiro dos últimos três meses, neste caso, do primeiro trimestre de 2023. E entre os setores que mais cresceram, uma revelação inesperada.

A preservação de óvulos, cuidados menstruais e tratamentos capilares emergem como destaques notáveis, indicando tendências significativas no comportamento dos consumidores brasileiros com gastos de dinheiro.

dinheiro: adiamento maternidade

Adiamento da maternidade

O aspecto mais notável é o aumento significativo nos gastos de dinheiro com a preservação de óvulos e fertilização in vitro, o que pode sugerir que mais mulheres estão optando por postergar a maternidade, por uma variedade de razões, conforme destaca o relatório do Itaú Unibanco.

Assim, nos primeiros três meses deste ano, os gastos de dinheiro com preservação de óvulos e fertilização in vitro aumentaram em 89%. “O valor médio é de R$ 4.480, uma redução de 20% em comparação com o mesmo período de 2022”, afirma Moisés Nascimento, diretor de dados e análise do Itaú Unibanco.

A pesquisa também fez uma distinção com base no estado civil. Assim, 63% daqueles que mais investiram dinheiro em preservação de óvulos e fertilização in vitro eram solteiros, enquanto os casados representaram os restantes 37%.

Foco no autocuidado

Outro setor que obteve notoriedade significativa no primeiro trimestre de 2023 é o chamado “menstrual care“, relacionado à saúde íntima feminina. Este segmento inclui uma variedade de produtos, como calcinhas e biquínis absorventes, copos menstruais, discos e tampões.

Conforme a Análise do Comportamento de Consumo, o Pix destacou-se como uma das principais formas de pagamento de dinheiro para produtos de “menstrual care”.

“Houve um aumento de 58% na quantidade de transações no segmento, enquanto o valor transacionado diminuiu 40%. Também houve uma queda no valor médio desses produtos, passando de R$ 436 no 1T22 para R$ 167 no mesmo período deste ano”, destaca Nascimento.

De acordo com o relatório, esta queda substancial no valor médio possibilitou uma democratização do acesso aos produtos de “menstrual care”. Isso, provavelmente, contribuiu para o aumento dos gastos das brasileiras neste setor.

Foco nos cabelos

Por fim, entre os serviços que apresentaram um significativo aumento de gasto de dinheiro no primeiro trimestre de 2023 estão os tratamentos capilares. Notavelmente, transplantes e implantes de cabelo foram os serviços mais destacados nesse segmento.

“Neste segmento, o cartão de crédito foi a opção de pagamento mais popular, com um aumento de 60% no valor transacionado e de 30% no volume de transações em comparação com o 1T22”, afirma Nascimento.

É importante notar que os homens foram os maiores consumidores desses procedimentos. Aproximadamente 63% deles investiram em algum tipo de tratamento capilar.

dinheiro

Como a geração Z está gastando dinheiro?

Os jovens nascidos entre 1995 e 2010, conhecidos como geração Z, são totalmente imersos em um mundo digital e conectado. No Brasil, essa geração abrange aproximadamente 30 milhões de pessoas, conforme o IBGE. Entretanto, como esses jovens decidem gastar o seu dinheiro? Quais são os seus padrões de consumo e as suas preferências?

Para compreender melhor o comportamento financeiro de gasto de dinheiro da geração Z no país, o Itaú Unibanco conduziu um estudo. A pesquisa examinou as compras feitas com cartões de crédito e as transações através do Pix de CPF para CNPJ, levando em conta os meses de janeiro e fevereiro de 2023, e comparando com o mesmo período do ano anterior, 2022.

Os resultados indicaram que a geração Z é a que mais elevou seus gastos no cartão de crédito durante o período, registrando um crescimento de 30%. No entanto, o valor médio das compras ainda é inferior ao das outras gerações, em torno de R$ 108. A maior parte das despesas de dinheiro está concentrada em transportes via aplicativos, supermercados e fast food.

Compras online e uso da aproximação

Ademais, a geração Z é a que mais realiza compras pela internet e a que mais opta pelo Pix como método de pagamento. Nos dois primeiros meses de 2023, houve um aumento de 83% no valor transacionado e de 153% na quantidade de transações via Pix entre os jovens, com um ticket médio de R$ 147.

Outro ponto intrigante desvendado pela pesquisa é o crescimento dos gastos de dinheiro da geração Z em sites de empregos. Isso pode sugerir uma procura por chances profissionais em um contexto econômico desafiador.

Mario Miguel, diretor de Cartões e Pagamentos do Itaú Unibanco, declara que os jovens da geração Z compõem uma parcela cada vez mais relevante do mercado consumidor e tendem a aderir rapidamente a inovações. “Eles serão os pioneiros na transformação do mercado nos próximos anos”, ele diz.

O estudo do Itaú descortina alguns traços do perfil da geração Z no Brasil: são jovens plugados, que priorizam praticidade, conveniência e agilidade nas suas aquisições; são adeptos de novas tecnologias e formas de pagamento; têm consciência de suas limitações financeiras; e estão vigilantes quanto a oportunidades profissionais.

Esses atributos podem orientar as empresas que desejam atrair e cativar esse segmento de público. Afinal, a geração Z é o futuro do consumo no Brasil.

 

 

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