Connect with us

Economia

‘Bolsa caminhoneiro’ pode ser alternativa para evitar greve

Publicado

on

A equipe econômica do governo federal acredita que o “bolsa caminhoneiro” pode ser a melhor alternativa para evitar a greve da categoria. A saber, auxiliares do ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmam que a solução é um “seguro barato” para blindar o país de novas paralisações dos caminhoneiros.

Em resumo, a “bolsa caminhoneiro” serviria para subsidiar o diesel da categoria. Isso porque o combustível acumula uma disparada de quase 50% nas refinarias da Petrobras apenas em 2022. Esse forte avanço se deve aos dois reajustes que a estatal já promoveu no preço do diesel.

O Ministério da Economia teme que os caminhoneiros entrem em greve e causem uma verdadeira paralisação do país, assim como em 2018. À época, a paralisação fez diversos locais do país sofrerem com a falta de abastecimento de combustíveis.

Além disso, a greve gerou cancelamento de voos por falta de combustíveis, suspensão de aulas em escolas e faculdades, paralisação de produção em fábricas, redução na frota de ônibus do transporte público e suspensão de procedimentos em hospitais.

publicidade

Você também pode gostar: Entidades falam sobre chances de greve dos caminhoneiros em 2022

Petrobras já alertou sobre risco de desabastecimento de diesel

Em meio à disparada do diesel, o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, enviou uma carta ao Ministério das Minas e Energia (MME), alertando sobre um “elevado risco” de desabastecimento de óleo diesel no segundo trimestre.

De acordo com Coelho, os baixos estoques dos Estados Unidos são muito preocupantes, visto que o país é o principal exportador para o Brasil. Outra preocupação envolve Europa e Singapura, que estão com os níveis mais baixos dos últimos dez anos.

“Diante do cenário de escassez global de diesel e do cronograma de paradas programadas das refinarias – apesar dos melhores esforços da companhia, a Petrobras entende que há elevado risco de desabastecimento de diesel no mercado brasileiro no segundo semestre de 2022“, diz a carta.

Por sua vez, o MME afirmou que vem monitorando os riscos de desabastecimento de diesel no país. Contudo, afirmou que há reservas de combustível “para suprir o país por 38 dias” caso as importações do diesel cessem.

publicidade

Leia Também: PIS/Pasep ‘esquecido’: trabalhadores ainda podem sacar abono; veja como

O post ‘Bolsa caminhoneiro’ pode ser alternativa para evitar greve apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.