Biden vence e Câmara aprova pacote trilionário
A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou parte do pacote trilionário de Joe Biden na noite dessa sexta-feira, 5. Os Democratas, que são maioria na Casa decidiram votar após as derrotas importantes que tiveram nas eleições das prefeituras durante a semana.
A parte do pacote que decide sobre proteção social e ações ambientais ainda precisa ser votada, mas a aprovação dessa sexta-feira é um passo importante. Joe Biden ainda busca recuperar parte de sua popularidade.
O que é o pacote trilionário?
O pacote trilionário de Joe Biden prevê investimentos fortes em infraestrutura. Comparado ao New Deal, projeto que recuperou o país da Grande Depressão a partir de 1929, o pacote prevê uma retomada da economia com o apoio forte do governo.
Com isso, pretende-se reformar estradas, construir e revigorar pontes, escolas e tudo que envolve infraestrutura pública. Assim, com esse pacote, o governo pretende criar, diretamente, empregos para que a roda da economia americana volte a girar. Dessa forma, o governo coloca dinheiro na mão das pessoas, que passarão a consumir e, conforme o efeito cascata da economia, isso vai gerando mais empregos.
É dessa forma que Joe Biden pretende recuperar os Estados Unidos. Como de costume, governos Democratas tendem a gastar somas enormes de dinheiro. Essa é uma das maiores críticas a esses governos.
Porque demorou?
O pacote trilionário do governo ficou parado por cerca de 3 meses na Câmara. Isso porque deputados Democratas estavam com um impasse interno sobre o projeto. Contudo, as eleições dessa semana mudaram os rumos da política.
Alguns deputados se preocuparam com os efeitos econômicos de uma injeção forte de dinheiro na economia. Mas, a ala mais progressista do partido conseguiu sanar essa preocupação, levantando a emergência do pacote para salvar empregos e a economia em geral.
Apesar disso, as perdas eleitorais no estado da Virgínia, nessa semana, acenderam um alerta. O estado, que foi decisivo para a eleição de Biden, elegeu um prefeito Republicano para a sua capital, o que sugere que os Democratas possam perder por lá nas próximas eleições. Com a aprovação do pacote, Biden tenta retomar sua popularidade, que caiu após o caso do Afeganistão.
Analistas políticos ainda lembram que no ano que vem há eleições do Senado e da própria Câmara. Hoje, os Democratas têm maioria nas casas, o que pode não acontecer até o fim do mandato. Por isso, essa injeção forte de dinheiro, que têm caráter populista, busca retomar a patamares satisfatórios a aprovação do governo. Biden é o segundo presidente mais rejeitado da história dos Estados Unidos, atrás justamente de Donald Trump.
Apesar disso, outras partes do projeto precisam ir a voto. O pacote de proteção social e ação ambiental entrarão em pauta antes de 25 de novembro, se depender da ala apoiadora do governo. A data, que marca o Dia de Ação de Graças, é o feriado mais importante dos Estados Unidos. Com o intuito de ajudar as pessoas, a data seria perfeita para impulsionar, politicamente, o presidente com pacotes sociais.