BDR: se a Selic cair, você vai para qual ativo?

Uma conexão nem um pouco comum no título do texto: BDR e taxa Selic. Mas isso tem uma explicação. Isso porque com a taxa Selic estourando no Brasil, os investimentos internacionais se tornam irrelevantes para quem pensa em dividendos.

Apesar disso, alguns BDR podem estar pagando acima da Selic, o que não quer dizer que seja um investimento melhor. Não entendeu nada? Calma, só segue no texto!

BDR paga dividendo?

Sim, paga dividendos. E se você não sabia, garanto que agora está mais feliz! Porém, os BDR são, na verdade, ações de fora do Brasil que são negociadas aqui. Ou seja, é renda variável. E se você quer ganhar acima da Selic tem duas vias: a renda variável ou a renda fixa com juros acima do CDI.

Hoje não vamos falar da renda fixa, mas sim da renda variável. Porque na ânsia de investir e ganhar mais dinheiro que no CDI, o investidor acaba tentando especular e ganhar no preço da ação. Isso é válido? Sim, mas incompleto. Isso porque o investidor esquece que tem que, de fato, ganhar dinheiro e isso acontece apenas com dividendos. O dividendo cai na conta e fica ali, eternamente, se você deixar. Isso sim é ganhar dinheiro!

Por isso, alguns BDR podem ajudar você a receber seus proventos. Acima da Selic? Talvez não, mas é sempre bom ficar de olho. Isso porque empresas internacionais são excelentes formas de proteger seu patrimônio no longo prazo. Se você tivesse investido nos índices internacionais, provavelmente não teria tanta preocupação com o Ibovespa no negativo.

BDR Selic
Foto: Pixabay

E quais mais pagam dividendos?

Aí que mora o problema! Se você não acompanha o Dividend Yield (DY) de empresas nacionais, imagina de empresas que sequer são daqui. Porém, um levantamento dos maiores pagadores de dividendos de 2020 pode dar um pé inicial para você.

Quando o levantamento foi feito (fim de 2020), os DY estavam acima da Selic, já que ela operava a 2% ao ano. Porém, com a Selic a 6,25%, isso fica bem difícil! Primeiro porque os juros americanos são mais baixos que os nossos, segundo que, por causa do primeiro motivo, a cotação das empresas não cai, o que não aumenta o DY.

Porém, no fim do ano passado, as dez maiores pagadoras de dividendos eram COWC34, MOOO34, TLNC34, ATTB34, EXXO34, KHCB34, IBMB34, ABBV34, ULEV34 e CHVX34. E essas empresas não são tão desconhecidas por aqui. Na lista acima, estão Telefônica, AT&T, Exxon, Kraft Heinz (a do catchup!), Unilever e Chevron. Tá, o resto é desconhecido!

Apesar disso, o Dividend Yield mais alto entre essas empresas hoje, 20 de outubro, é de 6,62%. Além disso, a grande maioria está com os dividendos na casa dos 3%. Ou seja, você não vai ganhar da atual Selic com os proventos dos BDR. Mas quando a Selic baixar, para onde você vai correr? Muito provavelmente você não tinha se ligado nos BDR.

Contudo, espero ter ajudado você a abrir sua mente a investir fora do país. E sempre vale lembrar que nenhum dos ativos listados aqui são recomendação de compra. Para falar a verdade, sequer estudei as empresas acima, então se você comprar, é de sua responsabilidade, ok?! Já dizia Antônio Abumjara, “a vida é tua, estrague-a como quiser”!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.