Auxílio taxista: veja quando e quem recebe!

O final do ano será recheado de pagamentos de benefícios para os cidadãos. Dentre eles, está o Auxílio Taxista, que vai ajudar a categoria a diminuir os custos do transporte e colocar mais dinheiro no bolso do trabalhador. Além disso, a primeira e a segunda parcela já têm data definida e você pode receber ainda nessa semana.

Dessa forma, é preciso entender como ter acesso ao Auxílio Taxista e quais são as datas de pagamento. Vale lembrar que esse benefício não tem relação com o Auxílio Brasil e não estipula renda máxima para o cidadão receber o dinheiro.

Quem pode receber o dinheiro?

O trabalhador precisa seguir apenas três regras simples para ter acesso ao Auxílio Taxista. Contudo, como o próprio nome diz, o benefício não se estende a motoristas de aplicativo ou de transporte informal de qualquer natureza. Além disso, vale lembrar que o primeiro pagamento será maior, por ter duas parcelas na mesma rodada.

Para receber o Auxílio Taxista é preciso ter registro para exercer a profissão, emitido pelo órgão competente da localidade da prestação de serviço até 31 de maio de 2022. Além disso, o trabalhador precisa ser motorista de táxi titular de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital em efetivo exercício da atividade profissional ou, ainda, ser motorista de táxi com autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital, em efetivo exercício da atividade.

Além disso, é fundamental ressaltar que você não precisa acessar nenhum site do governo, nem ir até a prefeitura da sua cidade para receber o valor. Isso porque o envio das informações é de responsabilidade das prefeituras dos estados. Dessa forma, o Auxílio Taxista será pago através do aplicativo do Caixa Tem, com o cadastramento automático de todos os beneficiários por lá.

Imagem: Agora News

O calendário de pagamento do Auxílio Taxista

Como falamos anteriormente, o valor do primeiro pagamento será o maior. Ao todo, serão 5 rodadas de pagamentos que representam 6 parcelas. Além disso, vale lembrar que você pode não receber nessa semana, caso a sua prefeitura não tenha enviado os dados para o Governo Federal.

De qualquer forma, todos os beneficiários receberão a primeira e a segunda parcela ainda em agosto. O pagamento está previsto para o dia 16 de agosto, que será o valor da parcela de julho e de agosto. Caso você não receba nessa data, você ainda tem a chance de receber no dia 30 de agosto. Essa data será usada como saída para aquelas prefeituras que não enviarem os dados a tempo. Com isso, o valor do Auxílio Taxista recebido em agosto será maior.

Posteriormente, os trabalhadores do setor receberão o dinheiro em setembro, outubro, novembro e dezembro. Nesses meses, o pagamento do Auxílio Taxista será menor, dado que representará a parcela de apenas um mês. Vale lembrar que o Governo Federal não deve estender o auxílio para o ano de 2023.

Por último, é importante avisar que quem tem irregularidades no CPF não receberá o valor. Além disso, taxistas vinculados como instituidor, à concessão de pensão por morte de qualquer natureza ou do auxílio reclusão e os que recebem aposentadoria por invalidez não poderão receber o Auxílio Taxista.

O post Auxílio taxista: veja quando e quem recebe! apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.