Connect with us

Direitos do Trabalhador

Auxílio-taxista poderá ser movimentado através do Caixa Tem, diz Governo

Publicado

on

Os motoristas de táxi que forem selecionados para entrar no programa auxílio-taxista do Governo Federal, não precisarão sair de casa para movimentar o dinheiro do benefício. Depois de um período de indefinição, o Ministério do Trabalho bateu o martelo sobre o tema e decidiu que os usuários poderão fazer a movimentação através do app do Caixa Tem.

O sistema de movimentação pelo aplicativo já é conhecido pelos usuários que fazem parte de programas sociais como o Auxílio Brasil e o vale-gás nacional. Nos dois casos, é possível movimentar o dinheiro sem precisar sair de casa. A aplicação é gratuita e já está disponível para download nas lojas de celulares.

O Governo afirma que os taxistas que ainda não tem uma conta no sistema do Caixa Tem não precisam se preocupar. O plano é criar uma conta poupança social digital para todos os cidadãos que precisam de uma. Não será preciso bancar nenhum custo. Basta criar um perfil no Caixa Tem e esperar para que o dinheiro seja depositado todos os meses.

Em regra geral, o cidadão consegue realizar uma série de operações com o sistema do Caixa Tem. É possível pagar contas na forma de boletos, fazer transferências até mesmo na forma de pix, e também fazer algumas compras no sistema de débito do app. Para os usuários do Auxílio Brasil e do vale-gás, também é possível fazer saques.

publicidade

Para tanto, basta gerar um código de saque no app quando estiver perto de um caixa eletrônico. Dentro da agência, basta inserir a numeração gerada e sacar o dinheiro correspondente. O Governo ainda não explicou se a funcionalidade de geração de um código para saque estará disponível também para os usuários do auxílio-taxista. Uma nova portaria sobre o tema será divulgada dentro de alguns dias.

Auxílio-taxista não terá cartão?

Ao menos de acordo com as informações oficiais dispostas até aqui, o Governo Federal não sinalizou que poderá fazer um cartão para o programa auxílio-taxista. Assim, é provável que o Caixa Tem seja uma das poucas formas de movimentação do saldo.

Em tese, o Governo Federal tem o poder de mudar de ideia e decidir criar um cartão para a movimentação do benefício. Entretanto, é pouco provável que eles optem por este caminho, considerando que eles já estão gastando verba com a produção dos dispositivos do Auxílio Brasil.

Além disso, há ainda a questão do espaço de tempo para os repasses. As liberações do auxílio-taxista estão marcadas para o próximo dia 16 de agosto, ou seja, faltam poucas semanas para o início das liberações.

Calendário

No final da última semana, o Governo Federal divulgou mais detalhes sobre o calendário de pagamentos do programa auxílio-taxista. Assim como vinha sendo ventilado, os repasses acontecerão já a partir do próximo dia 16 de agosto. Veja abaixo:

publicidade

1ª Parcela: 16 de agosto
2ª Parcela: 16 de agosto
3ª Parcela: 24 de setembro
4ª Parcela: 22 de outubro
5ª Parcela: 26 de novembro
6ª Parcela: 17 de dezembro

Note que a primeira data de pagamento contará com duas liberações ao mesmo tempo. O fenômeno acontecerá porque o Governo Federal precisa realizar seis repasses até o final deste ano. Como faltam apenas cinco meses até o final de 2022, o Planalto precisa fazer uma liberação dupla, que é justamente o que será feito no dia 16 de agosto.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy