AUXÍLIO CAMINHONEIRO: governo inicia nova fase de cadastros

O governo federal realizou o pagamento do auxílio caminhoneiro no último dia 9. A saber, o Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga (Bem Caminhoneiro) foi pago a cerca de 190 mil caminhoneiros do país. No entanto, outros milhares de trabalhadores não receberam o auxílio.

Por isso, o governo iniciou uma nova fase de cadastros para o recebimento do benefício. Em resumo, os trabalhadores terão desta segunda-feira (15) até o próximo dia 29 para atualizarem do cadastro da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Na verdade, o auxílio só foi concedido ao caminhoneiro que atendesse os seguintes requisitos:

Trabalhar de maneira autônoma;
Não possuir nenhum tipo de vínculo com empresas de transporte;
Ter o nome cadastrado no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas.

Vale destacar que a ANTT mantém o Registro Nacional dos profissionais. Além desse cadastro, o trabalhador também precisava ter um perfil inscrito na categoria de Transportador Autônomo de Cargas (TAC).

Ao analisar estes dados, o Ministério da Cidadania também verificou que apenas dois terços dos caminhoneiros elegíveis tinham perfis ativos na ANTT. E, ao cruzar as demais informações, o número, previsto em 900 mil, caiu para apenas 190 mil.

Leia também: PIS/Pasep 2021: quando ocorrerá o pagamento do abono?

Veja quando os trabalhadores irão receber o auxílio

Além das regras citadas acima, os trabalhadores também precisam estar com o CPF e a CNH em situação regular para poder receber o benefício.

Em suma, os caminhoneiros que cumprirem esses requisitos e atualizarem o cadastro na ANTT dentro do prazo poderão receber as duas primeiras parcelas no dia 6 de setembro. A propósito, os motoristas de caminhão receberam no último dia 9 duas parcelas, referentes a julho e agosto, no valor de R$ 2 mil.

Caso o trabalhador perca o prazo e faça a autodeclaração somente após o dia 29 de agosto, ele também poderá entrar no benefício, mas não irá receber saldo retroativo.

Seja como for, as próximas parcelas do auxílio caminhoneiro deverão ser pagas nas seguintes datas:

3ª Parcela: 24 de setembro;
4ª Parcela: 22 de outubro;
5ª Parcela: 26 de novembro;
6ª Parcela: 17 de dezembro.

Por fim, os caminhoneiros que tiverem dúvidas sobre o benefício podem ligar para a Central de Atendimento Alô Trabalho, no número 158.

Veja ainda: Analistas reduzem pela 7ª semana projeção para a inflação em 2022

O post AUXÍLIO CAMINHONEIRO: governo inicia nova fase de cadastros apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.