Atrasados do INSS: Veja se você é um dos segurados
Os atrasados do INSS são pagos praticamente todos os anos. No entanto, nem todos têm direito a recebê-los.
Nesta última segunda-feira (22), foi liberado pela Justiça Federal, cerca de R$1,33 Bilhão de reais, somente em atrasados do INSS 2021. Esses atrasados podem ser entregues para mais de 73.198 pessoas seguradas. Apesar de ser um número consideravelmente grande de pessoas, existe um perfil necessário para receber os atrasados do INSS. Confira abaixo se você é uma dessas pessoas.
O que são os atrasados do INSS?
Os atrasados do INSS se referem a valores que os beneficiários possuem direito, no entanto, não foram pagos no momento que deveriam ser pagos.
Por isso, esses beneficiários entram na justiça contra o INSS. Aqueles que vencem a causa, possuem direito a receber os atrasados, no entanto, apenas os recebem quando há liberação das datas pelo TRT.
Mesmo que um beneficiário tenha ficado sem receber atrasados de 1 ou 2 anos, no momento do recebimento, apenas possui direito aos últimos 5 meses referente a data do pedido de revisão.
Quem tem direito a receber os atrasados do INSS 2021?
Quem irá receber os atrasados de INSS é uma das perguntas mais realizadas desde o anúncio de sua liberação. Esses atrasados serão divididos entre aposentados e pensionistas que ganharam processos judiciais totalmente contra o INSS. Estes processos contra o INSS podem estar relacionados a:
- Aposentadoria;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Auxílios;
- Pensões.
O pagamento a esses beneficiários, poderão ser feitos por meio das Requisições de Pequeno Valor (RPVs).
Atrasados do INSS: Possíveis datas de liberação aos beneficiários
Em 2021 os tribunais se adiantaram e deram início a esse processo de pagamento de todos os atrasados do INSS. Para aqueles que ainda desejam ter direito aos pagamentos que estão sendo feitos este ano, precisam fazer a verificação da ordem de pagamento.
Após o anúncio da liberação, o TRT-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª região) também anunciou que o pagamento começará a ser feito na próxima semana.
No entanto, é importante lembrar que a data de pagamento não é única, ou seja, cada tribunal é responsável pela definição de suas próprias datas para o pagamento dos atrasados do INSS.
Como consultar a tabela dos atrasados e saber qual a data de retirada?
Quem deseja retirar e acompanhar o andamento dos pagamentos dos atrasados do INSS em 2021, pode realizar um passo a passos simples:
- Primeiramente, entrar no Site do Tribunal Regional Federal;
- Em seguida, ir para a opção “Consulta Processual”;
- Logo após, “Número do processo”;
- A opção “Requisições de pagamento” aparecerá logo em seguida;
- Ao clicar naquela opção, vá para a Consultas por OAB + Processo de origem + Ofício Requisitório de origem + Número de protocolo;
- Por fim, informe os dados exigidos, principalmente o CPF;
- Após registrar o número do processo, basta clicar na opção “Não sou um robô”.
Assim que a consulta for realizada, é necessário aguardar a plataforma realizar a liberação desses atrasados.