Apple: empresa quer lançar carro até 2025; confira
A Apple, dona da marca iPhone, quer lançar o seu carro autônomo até 2025, revela um relatório da Bloomberg. Em desenvolvimento desde 2014, o chamado Apple Car será um automóvel autônomo (sem motorista). A empresa já deu entrada em várias patentes e acredita-se que seja para o projeto.
O projeto da montagem do carro, o Projeto Titan, é um dos principais da empresa, que já conta com uma equipe qualificada.
Por que a Apple está lançando carro?
Não é uma resposta simples, mas a princípio, todo mundo quer entrar nessa nova onda digital. Como a Tesla vem fazendo sucesso, não apenas em vendas, mas em finanças também, todas as empresas querem pegar parte dessa fatia de mercado que ainda mal existe.
Por isso, na parte de carros elétricos e autônomos, a Apple quer tomar vantagem. Hoje, os produtos e equipamentos da Apple são reconhecidamente superiores no mundo dos telefones, o que é um grande impulsionador para a empresa. Isso porque com uma tecnologia mais robusta também sendo aplicada nos carros, não precisará muito para que ela se torne relevante nesse mercado.
A Apple trabalha no Apple Car desde 2014. O projeto, ao que se sabe, não exigirá piloto nem ações de passageiros em quaisquer situações. Vale lembrar que os carros da Tesla, por exemplo, são premiados como os mais seguros do mundo e também contam com direção autônoma. O único empecilho seriam as legislações nacionais, que ainda não estão preparadas para essa tecnologia.
Carro autônomo
O Apple Car será um carro autônomo nível 5, ou seja, o máximo de autonomia. Até hoje, nenhuma montadora conseguiu fazer esse tipo de produto e é exatamente por isso que a Apple pode liderar o mercado. Além disso, o design é bem diferente dos outros modelos existentes e as fotos não oficiais mostram a cara do novo veículo.
Isso porque a Apple quer lançar um modelo mais futurista, sem pedais ou volantes e com um maior aproveitamento de espaço interno. Segundo as fotos do relatório, os assentos seriam laterais, como se o passageiro estivesse sentado em uma limusine.
Além disso, o projeto parece não ter deixado os outros produtos de lado. Isso porque acredita-se que o Apple Car terá diversas telas, parecidas com iPad, para que os passageiros possam se entreter durante a viagem, de modo que naveguem pela internet e demais dispositivos à semelhança dos atuais serviços da Apple.
Vale lembrar que umas das últimas contratações da Apple de peso foi Ulrich Kranz, ex-executivo da BMW, para tocar o projeto do Apple Car. Com isso, a empresa está focada em lançar esse grande projeto e deter mais uma liderança de mercado, agora no setor de automotivos autônomos.
Vale lembrar que na semana passada, mais uma montadora concorrente da Tesla fez o IPO. A Rivian, com o processo de abertura de capital, se tornou a montadora mais valiosa do mundo. Esse papel, por exemplo, poderia ser facilmente detido pela Apple com o simples lançamento do veículo.