Análise técnica e fundamentalista: Qual vale mais a pena?

Análise técnica e fundamentalista são tipos de análises que se encaixam em diferentes perfis de investidor. 

Existem diversos tipos de técnicas de análise de investimento no mercado. No entanto, entre as mais comuns estão a análise técnica e fundamentalista. Por serem consideradas as melhores, deixam os investidores na dúvida sobre qual é a melhor e vale mais a pena para o perfil de investidor. Além disso, outra dúvida comum, é se realmente vale a pena escolher uma delas como estratégia de investimento 

Análise técnica e fundamentalista: Qual das duas vale mais a pena? 

Análise técnica e fundamentalista
Imagem: Istock Photos

Ambos os tipos de análise possuem um objetivo em comum, estudar os movimentos do mercado. Dessa forma, é possível que o investidor entenda como as ações de empresas irão se comportar futuramente.  No entanto, análise técnica e fundamentalista possuem suas formas de realizarem esse estudo. 

Dentro da análise técnica é utilizado a observação através de gráficos, enquanto a fundamentalista tem seu foco principal em aspectos financeiros da empresa. 

Decidir qual das duas vale mais a pena irá depender apenas do perfil do investidor e do tempo que ele possui para que os resultados sejam determinados. 

Análise Técnica: O que é e como funciona

Imagem: Istock Photos

Esse tipo de análise, dentro do mercado de investimento, também é conhecido como análise grafista, já que envolve a observação precisa de gráficos de ativos. 

Essa observação é feita por um determinado tempo, para que se encontre padrões capazes de se repetir em ciclos referente aos ativos investidos. 

Muitos o consideram como um tipo de aposta, entretanto, não é. Muito pelo contrário, a análise técnica é um estudo que se baseia em evoluções de preços de ativos a longo prazo. 

Tipos de análises técnicas existentes no mercado

Análise técnica e fundamentalista
Imagem: Istock Photos

Atualmente é possível encontrar pelo menos dois tipos diferentes de análises técnicas: 

Empírica

Essa análise se baseia na observação exclusiva de gráficos, para que seja encontrados padrões e tendências que preveem quando eles se repetirão.  Não são tipos de análises confiáveis, já que não garantem como o mercado pode se comportar no futuro. 

Estatística

Esse é considerado o modelo mais recente para análise de modelos estatísticos. Seu fundamento é observar as informações do mercado nos últimos anos. Analisando preços e volumes. 

Análise fundamentalista: O que é e como funciona 

Imagem: Istock Photos

Assim como a análise técnica, esse tipo de análise tem seu objetivo principal baseado na observação de resultados futuros.  Essa observação garante que seja determinado os tipos de ações que mais valem a pena investir no mercado. É possível avaliar diversos tipos de indicadores com esse tipo de análise: 

  • Balanços financeiros internos;
  • Governança da empresa;
  • Situação externa do mercado;
  • Políticas econômicas;
  • Tendências de consumo;
  • Compras de equipamentos e bens;
  • Contratação de profissionais;
  • Dados referentes a concorrência;

Essas informações são reunidas e aplicadas em uma planilha, onde serão avaliados como todos aqueles dados irão pré-formar futuramente.  Além disso, diferente da analise técnica, a análise fundamentalista não trabalha e se forma apenas com esse tipo de dado. 

Ela também é capaz de analisar informações referentes a toda a situação econômica e política do país no qual a empresa pertence. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.