Ações: por que algumas caem mais que outras?
Quando o Ibovespa opera em queda, você já deve ter percebido que algumas ações caem mais que outras nesses momentos. Apesar de variar em cada caso os motivos disso, podemos citar alguns pontos que são comuns nesses momentos.
Por isso, você pode usar esses pontos nas análises que faz e na hora de decidir em quais empresas investir.
Ações de empresas menores
Um dos grandes fatores que contribuem para que algumas ações caiam mais que outras é o tamanho das empresas. E para entender isso, podemos fazer um exemplo simplista, mas de grande ajuda didática.
Pense que você está em dúvida entre investir em duas empresas. Uma é uma gigante multinacional e outra é a padaria da esquina da sua casa. Num primeiro momento, a primeira opção, sem pensar, seria investir na maior empresa, afinal ela é mais sólida, tem mais mercado e, com certeza, em momentos de crise se sairia melhor. Por isso, as empresas maiores e mais sólidas tendem a sofrer quedas menores em momentos de crise.
Contudo, nos momentos de bonança, isso pode não ser verdade. É aí que entra a mágica das Small Caps, que são empresas menores. Digamos que a sua padaria seja uma ação da bolsa. Entre ela e a multinacional, quem tem a maior chance de dobrar de tamanho? Exato, a padaria. Dobrando de tamanho, digamos que as ações dobrem de valor. Isso é um ganho de 100%, algo muito difícil em empresas maiores.
Por isso, esse risco de investir em empresas de alto crescimento vem das quedas: em momentos de crise, as empresas menores são as mais afetadas. Com isso, elas tendem a cair mais que as empresas grandes.
Perspectivas do mercado
O mercado cai, sempre, por algum motivo. E a fonte desse motivo pode ser um grande influenciador do preço das empresas. Vamos analisar o atual cenário do Brasil.
Por aqui, a inflação está alta e os juros estão subindo muito. De fato, a economia como um todo está sofrendo e por isso que a grande maioria das ações estão caindo por aqui. Contudo, uma Selic maior é favorável aos bancos, que devem lucrar mais. A mesma medida afeta negativamente o varejo, que vai vender menos.
Por isso, ITUB4, por exemplo, caiu 24% desde o início do ano, enquanto MGLU3 caiu bem mais, 57%. Dessa forma, a mesma notícia afeta as empresas de forma diferente. E isso vai, claro, afetar as perspectivas e o preço das ações.
Ações ligadas ao cenário internacional
Quanto mais diversificada for a atuação da empresa, menos as ações devem sofrer. Com isso, uma empresa que tem negócios fora do país, além do mercado interno, pode sofrer menos. É por isso, por exemplo, que as ações das petrolíferas estão performando de forma diferente.
Com a alta do petróleo e do dólar, as empresas que fazem negócios ou dependem do mercado internacional estão indo bem melhor. A PetroRio está subindo 56% no ano, enquanto a Petrobrás cai 5%, apenas. Empresas do cenário nacional, apenas, como a Via Varejo, estão caindo mais. No caso citado, VIIA3 opera em baixa de 42% no ano.
Por isso que é importante investigar as empresas e formar um portfólio diversificado na hora de investir.