Tesouro IPCA está valendo a pena agora?
Com o risco de o teto de gastos ser rompido e causar uma pressão inflacionária ainda maior, muitos investidores começam a se perguntar se o Tesouro Direto IPCA está valendo a pena. Isso porque o temor de inflação nos dois dígitos em 2022 já começa a causar uma leve dor de cabeça nos economistas.
Com isso, é importante pensar bem os próximos passos, na medida em que os seus investimentos podem ser impulsionados pela alta da inflação.
Tesouro IPCA ainda?
A inflação já bate os 10% no anualizado e muitos investidores parecem concordar que é a hora de o IPCA começar a baixar. Acontece que o Brasil parece gostar bastante da companhia das 4 letras.
Com os temores fiscais, os investidores ainda voltam os olhares ao Tesouro Direto para buscar rentabilidades maiores. Por isso, o Tesouro IPCA está em alta nos olhares de quem quer fazer dinheiro. É aquela velha história: “enquanto uns choram, outros vendem o lenço”. E chegou a hora de vender o lenço!
Isso porque com o IPCA alto, a remuneração dos títulos também é alta. Somado ao temor das contas públicas, o governo reajustou as taxas para cima ontem. Ou seja, além do IPCA, o prêmio extra ficou mais atrativo.
Com isso, se você entrar no site do Tesouro Direto agora, verá um título chamado Tesouro IPCA+ 2026. Do lado, você se deparará com números excelentes: IPCA + 5,31%. Ou seja, ao investir nesse título, você ganha, até 2026, 5,31% acima da inflação.
Os cenários possíveis
Diante disso, uma reflexão: temos três cenários para a inflação e, claro, para o Tesouro IPCA. O primeiro é de queda da inflação, outro é de alta e um terceiro de ficar como está.
No primeiro caso, uma queda da inflação deixaria, de fato, os seus retornos mais baixos. Mas aí entra uma das melhores (e piores) coisas do Tesouro Direto: a marcação a mercado. Com ela, se o IPCA baixar, o prêmio também baixa. Mas se você tiver os 5,31% extras, seu título passa a valer mais. Dessa forma, você pode comprar pelo valor mínimo (R$57,51) e vender por valores maiores que isso, daqui 1, 2 ou 3 anos, quem sabe.
No segundo caso, de alta da inflação, a marcação a mercado joga contra você: seu título ficará mais barato. Apesar disso, se a inflação sobe, no seu vencimento você ganha mais. E ainda ganha os 5% acima. Ou seja, você deixa de ser recompensado no curto prazo para ser recompensado em 2026.
No terceiro cenário, de ficar na casa dos 8% (usando a prévia do Focus), você tem uma marcação a mercado lateral, mas ainda sim bons rendimentos, na casa dos 13% ao ano. Dificilmente o Ibovespa vai superar os rendimentos dos três cenários. Mas ainda sim fica a dúvida: vale especular com Tesouro Direto?
Isso porque o título não foi feito para ser especulativo. Com ele, você compra uma dívida e recebe os juros. Apesar disso, os prazos são grandes demais e o risco também. Dessa forma, vale você estudar com carinho esse investimento, de forma a buscar a melhor rentabilidade possível.