Comece a semana com a cotação do dólar! Veja qual valor desta segunda (18)
A cotação do dólar nesta segunda-feira (18) começa a ser operado em alta, em dia negativo nos mercados externos, conforme a alta dos preços de energia dão força aos receios de piora na inflação global.
Às 9h18, a moeda norte-americana 0,59%, vendida a R$ 5,4849.
Na sexta-feira, o dólar fechou em queda de 1,10%, a R$ 5,4526. No acumulado da semana, a queda foi de 1,13% — a mais expressiva desde a semana terminada em 27 de agosto (-3,50%). Apesar do resultado, a moeda norte-americana passou a acumular alta de 0,13% no mês e de 5,12% no ano.
Cenário para as variações do dólar
Na cena doméstica, o Banco Central divulgou mais cedo que a estimativa do mercado financeiro para a inflação deste subiu para 8,69%. Já a previsão para o PIB voltou a cair, para 5,01%.
No exterior, o dia é negativo, conforme aumentam os temos de piora na situação da inflação global, devido à alta nos preços de energia.
Dados da China também reforçam o sentimento negativo: dados divulgados mais cedo mostraram que a economia do país cresceu 4,9% no terceiro trimestre, em bases anuais – o pior desempenho desde o terceiro trimestre de 2020, afetado pela pandemia da Covid.
Porque ganhar dinheiro investindo em dólar?
Quando um investidor aporta em mais de uma modalidade de investimentos, chamamos isso de diversificação. Isso é bom porque esse investimento em dólar não fica dependente de apenas um setor e pode ganhar muito em momentos de turbulência.
Como o dólar é a moeda mais forte do mundo e representa a maior economia do planeta, é fundamental ter investimento por lá. Quando a moeda sobe em comparação ao real, os índices brasileiros tendem a cair ou ficar de lado, apesar de essa norma ser quebrada algumas vezes.
Atualmente, o Ibovespa opera em queda no ano, enquanto as bolsas por lá estão na alta de dois dígitos. Enquanto o Ibovespa cai mais de 4%, o S&P 500 subiu 19% desde o início do ano. Quem entrou em janeiro no mercado por lá está se dando bem.