Ibovespa fecha dia em alta com cenário externo pior
O Ibovespa conseguiu se livrar das amarras e subir mais um pouco nessa quarta-feira. Isso porque os dados externos, apesar de piores, ficaram dentro das expectativas.
Além disso, o índice reverteu o vermelho desde o primeiro dia do mês.
Ibovespa no verde
O Ibovespa fechou o dia no verde, e também recuperou as perdas do mês. Com uma alta de 1,48%, o índice brasileiro renovou 113 mil pontos.
Isso porque notícias importantes vieram de fora do Brasil. A compra de títulos por parte do FED, o banco central americano, seguirá o planejado. Em novembro, a equipe econômica do banco deve começar a sair gradativamente da economia, com o intuito de fazê-la andar sozinha. Isso vem em linha com as expectativas do mercado, apesar de o conselho do banco não estar unânime.
Além disso, os Estados Unidos divulgaram o seu índice de inflação para setembro. O índice ficou acima das expectativas, subindo 0,4%. Com isso, a expectativa do mercado de 5,3% para o anualizado foi batido, ficando em 5,4%. Apesar disso, o percentual fica muito próximo das metas, o que não impacta tanto.
Por lá, o índice S&P 500 teve uma leve alta de 0,3%. O índice representa as empresas mais tecnológicas. Já no Dow Jones, ficou no lateral, caindo 0,0015%. Esse índice, por outro lado, representa a velha economia, ou seja, bancos e mineradoras.
Com essas notícias, os futuros de juros também caíram. No Brasil, a Selic esperada para janeiro de 2023 caiu de 9,06% para 9,05%. Isso quer dizer que a expectativa do mercado sobre os juros começa a ficar menor.
E as commoditties?
O Ibovespa ficou de olho, também, na cotação das commoditties. Desde a crise energética no mundo, com a falta de gás natural, a alta demanda de petróleo e a energia elétrica cara, as commoditties vem ganhando peso
Porém, o destaque do dia ficou com o ouro. Com os dados nos EUA ficando ruins, o metal teve a maior alta diária desde março. Os futuros de ouro para dezembro tiveram alta de 2,01%.
Por outro lado, o Brent ficou em queda de 0,11%. Por outro lado, a Europa entrou em atenção com a alta de 3% do gás natural no dia de hoje. Isso vai pressionar a inflação por lá, caso a alta siga.
E no Brasil?
O Ibovespa também sente o impacto das notícias que vêm dos poderes do Governo Federal. Por isso, o índice subiu com uma notícia apurada pelo Estadão.
Segundo o portal, Arthur Lira colocaria a PEC dos precatórios em votação antes da PEC da Reforma Administrativa. Isso porque a questão dos precatórios é fundamental para Jair Bolsonaro e para o orçamento de 2022. Como Lira é aliado do presidente, essa medida vem em bom tom para a segurança política.
Além disso, os dados da finalização da CPI da Covid não causaram impactos, com o mercado acertando essas expectativas até o momento.
Por aqui, Banco Pan e Banco Inter ficaram nas maiores altas do Ibovespa. Os bancos subiram 9,68% (BPAN) e 8,71% (BIDI4) e 7,80% (BIDI11). O terceiro lugar ficou com Petz, com alta de 6,73%.