Ibovespa inicia a semana em alta
O índice Ibovespa iniciou a semana em alta nessa segunda-feira (13). O percentual de subida chegou a bater 2,35%. Isso porque o cenário interno e o externo favorecem a compra dos ativos.
Cenário interno
Depois de uma semana conturbada, cercada de atos e discursos polêmicos, o Ibovespa está segurando uma alta no primeiro pregão dessa semana.
No final de semana, os protestos contra Lula e contra Bolsonaro tiveram baixa adesão e isso faz com que o mercado acredite em uma calmaria nos próximos dias.
Após o tombo da quarta-feira passada, o temor dos grandes investidores pairou sobre como os três poderes do Brasil levariam os rumos do país.
Dessa forma, a baixa oposição ao governo sugere um governo mais tranquilo, o que favorece as reformas e os projetos em andamento.
Apesar disso, analistas dizem que os atos do final de semana tiveram pouca adesão pela pouca identidade com o eleitor, não significando uma hegemonia do presidente.
Além disso, atos da esquerda (PT e PSOL) já estão marcados para outubro.
Lá fora
No cenário internacional, o panorama político e econômico também é positivo.
As bolsas americanas operam em alta, ou de forma lateral, mostrando que os investidores ainda aguardam alguns resultados do governo americano, que divulgará alguns dados nessa semana.
Já na Ásia, o índice Nikkei fechou em leve alta, segurado por ativos da navegação, dos bancos e do setor de varejo. A bolsa japonesa é um termômetro de como o mercado se comporta no dia.
Por isso, a leve alta reflete, desde cedo, o bom-humor do mercado.
Na Europa, o índice DAX também opera em leve alta, seguindo os movimentos internacionais.
Agenda da semana segura
As leves oscilações no Ibovespa e no mundo são um reflexo do mercado que aguarda algumas notícias.
Informações sobre estoques de petróleo, inflação e prévia de PIB deixam o mercado cauteloso nos dias que antecedem as divulgações.
Por isso, é de se esperar que a volatilidade, durante a semana, fique mais alta à medida em que os resultados agradem (ou não) os investidores nacionais e internacionais.
Vale lembrar que aqui no Brasil as discussões dos precatórios e da reforma tributária seguem e podem, a qualquer momento, balançar o mercado.
Comprar?
O grande tombo do Ibovespa na semana passada acendeu um alerta e, agora no positivo, é comum ver investidores comprando.
Apesar de ainda estar a tempo de pegar bons rendimentos, a oportunidade de ouro já passou. Dessa forma, é importante, agora, manter a estratégia e não deve ser benéfico fazer aportes extras nesse momento.
A grande baixa, que representou a grande oportunidade aos investidores, parece estar superada pelo mercado, que já começa a se preocupar com outras coisas.
Dito isso, é hora de manter o foco na estratégia, como sempre falamos por aqui, e deixar que o longo prazo faça o trabalho dele.
Apesar disso, grandes quedas podem aparecer a qualquer momento.