Bovespa fecha em alta de 0,83% nesta sexta-feira (6)

O principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, fechou em alta nesta sexta-feira (6), enquanto agentes financeiros repercutem números do mercado de trabalho dos EUA e seguem cautelosos com os cenários político e fiscal no país.

O Ibovespa subiu 0,97%, aos 122.810 pontos. Veja mais cotações.

Fora do Ibovespa, as ações da Marisa saltavam 9% após após a empresa ter iniciado conversas para uma possível operação com a Americanas. As empresas confirmaram “contato preliminar”, mas negam qualquer acordo concreto.

Na quinta-feira, a bolsa fechou em queda de 0,14%, aos 121.633. Na parcial da semana e do mês, o Ibovespa acumula alta de 0,83%. No ano, a valorização é de 3,19%.

Cenário para esses números

No exterior, a criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos veio acima do esperado pelo mercado, indicando que a economia manteve seu forte ritmo de recuperação no início do segundo semestre.

Foram criados 943 mil postos de trabalho fora do setor agrícola em julho, após 938 mil em junho, informou o Departamento do Trabalho.

As bolsas dos EUA operavam em alta, com o S&P 500 renovando mais cedo máxima histórica intradia.

Por aqui, a escalada de tensões políticas e fiscais no país dominava permanecia no radar dos investidores.

Na noite desta quinta-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, anunciou o cancelamento da reunião que haveria entre os chefes de poderes, afirmando que o presidente Jair Bolsonaro tem “reiterado ofensas e ataques de inverdades’ ao Supremo.

Em uma derrota para o governo e para Bolsonaro, a comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso rejeitou por 23 votos a 11, o parecer favorável ao tema elaborado pelo deputado Filipe Barros (PSL-PR). O presidente vem levantando suspeitas sobre a urna eletrônica, sem apresentar provas.

Renovadas preocupações com a trajetória da dívida pública também têm pesado nos mercados e gerado sensação de instabilidade.

Notícias sobre um novo Refis que permitiria que a perda de receita com o programa não precisasse ser compensada pioraram um clima arisco já desde a semana passada, quando ressurgiram temores de descumprimento do teto de gastos e de pressões por despesas e ampliação de programas sociais conforme o país caminha para o ano eleitoral de 2022.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.