Como economizar energia elétrica na sua residência?
Economizar energia elétrica residencial vem sendo o grande desafio das pessoas que buscar diminuir os custos dentro de casa.
Mas, para entender como economizar energia elétrica residencial, você precisa seguir alguns procedimentos simples.
Em épocas de crise, temos que enxugar os gastos e buscar maneiras e diminuir as contas, e uma maneira de ajudar no orçamento do mês é saber como economizar energia elétrica residencial.
Saiba como economizar energia elétrica residencial
Bem, mas como você pode fazer economia? Que atitudes simples podem ser feitas a fim de ajudar o seu bolso? Veja:
– Troque as lâmpadas
Os modelos de lâmpadas existentes no mercado diferem principalmente no preço e na economia de energia. É importante entender que pagar menos em uma lâmpada pode gerar um aumento considerável na sua conta de luz mais tarde. Os principais modelos são:
- Lâmpadas Comuns Incandescentes
São mais baratas, fáceis de serem recicladas e não apresentam materiais tóxicos em sua composição. Porém, gastam muita energia e são pouco eficientes, uma vez que somente entre 5 a 10% da energia elétrica gasta para acendê-las é transformada em luz (o restante vira calor e é dissipado no ambiente).
- Lâmpadas Fluorescentes
São eficientes e econômicas. Apesar de serem mais caras que as comuns, são muito mais duráveis. Atualmente existem versões compactas e em diferentes tonalidades.
Você sabia que existem também lâmpadas feitas de garrafas PET? Para locais com telhado simples (sem forro) como galpões, garagens e edículas, é possível fazer alguns furos nas telhas e fixar garrafas PET transparentes, cheias de água. A iluminação produzida é impressionante e não gasta nenhum centavo!
- Lâmpadas de LED
Devido a tecnologia avançada em relação às demais, este modelo é muito econômico, não é composto por nenhum material nocivo à saúde e ao meio ambiente, não transmite calor e é o mais durável e eficiente. Contudo, seu valor ainda é bastante elevado.
Por esse motivo, recomendamos utilizar as lâmpadas fluorescentes compactas em sua casa e as de LED apenas em pontos de destaque, como em spots e arandelas.
– Desliguei os aparelhos das tomadas
Se você achava que isso era um mito, pode pensar duas vezes. Essa é uma das melhores formas de economizar, uma vez que diversos aparelhos ficam em stand-by para manter o funcionamento de sensores e relógios.
Logo, evite deixar o micro-ondas, DVDs e TVs conectados às tomadas. Sabe qual é outro grande sugador de energia? O carregador de celular! Sempre que não estiver usando, tire-o da tomada.
Fazer isso evita também que os aparelhos sejam queimados após a queda de um raio, por exemplo.
– Fique menos tempo no banho
Se você quer mesmo economizar, tome banho mais curtos, mude a chave do chuveiro para verão (assim que esquentar um pouquinho) ou substitua o modelo elétrico por um que tenha outro sistema para esquentar a água, como gás ou solar.
– Troque os eletrodomésticos sempre que eles ficarem velhos
Sabemos que é difícil desapegar de alguns itens, mas eles podem estar utilizando muito mais energia do que deveriam, devido a tecnologia ultrapassada ou a falta de manutenção adequada.
– Apague as luzes
Sempre apague a luz ao sair dos cômodos ou quanto estiver de dia, abra as janelas e deixe a luz do sol entrar.
Economizar também ajuda no meio ambiente
Você sabia que economizar energia também contribui com o meio ambiente? Isso acontece porque o custo e gastos com as hidrelétricas podem ser revertidas, assim, o que você consumia, acaba retornando ao meio ambiente
Por isso, com algumas precauções simples você já consegue saber como economizar energia elétrica residencial, reduzindo consideravelmente o consumo.
Além disso você pode também conseguir ter um dinheirinho a mais no final do mês para comprar aquele objeto de desejo ou para passear com a família.