Como planejar as finanças em 2021, longe de dívidas e apertos no orçamento?

É sempre comum chegar nesta fase do ano e começar a fazer um resumo de como foram os gastos, se tudo ocorreu da forma correta ou se houve algum exagero nos meses anteriores.

Assim, se você passou por algum aperto, é bom ficar em alerta sobre alguns cuidados que precisam ser tomados para evitar que o orçamento familiar fique comprometido, gerando mais dívidas.

Por isso, chega de passar por dificuldades financeiras no próximo ano. E isso só será possível se conseguir planejar as finanças, com algumas atitudes simples que vão fazer a diferença no final de 2021

Como planejar o orçamento familiar em 2021?

Para te ajudar a planejar o orçamento familiar em 2021, mantendo as contas em dias e sem o estresse das dívidas, vejas algumas dicas abaixo:

Tenha controle dos gastos

Quando controlamos os gastos conseguimos saber realmente o quanto foi gasto no mês e se é possível ter um valor ainda ou se o orçamento já foi todo comprometido.

E uma forma de manter esse controle é por anotar as compras, separando em receitas e despesas fixas e variáveis.

Controle a fatura do cartão de crédito

Outra dica importante para manter controle das finanças é ficar de olho na fatura do cartão de crédito.

Assim, sempre que realizar uma compra, faça uma consulta de como está o limite de gastos do cartão, já tendo uma ideia de quanto será o pagamento no próximo mês.

Isso facilita para que você não gaste mais do que poderá pagar, criando aquela bola de neve que tanto compromete as finanças pessoais.

Lembre-se dos gastos extras

Nem só de contas fixas vivemos no ano. Imprevistos acontecem e pode te surpreender se você não está preparado para isso.

Por isso, não esqueça que casa, saúde e automóveis podem gerar um gasto extra que você não estava esperando.

Assim, é bom manter uma reserva de dinheiro todo o mês para possíveis necessidades urgentes, evitando problemas nas finanças ou que você tenha que tirar o valor de uma outra conta fixa para saldar esse imprevisto de última hora.

Programe suas férias

Quando as férias são programadas fica mais fácil saber quais serão os custos e a quantidade de valor a serem gastos durante o período de descanso.

Isso porque, ao deixar para última hora, o custo da viagem será maior e pode prejudicar as finanças do ano com algo que elaborado para se divertir, mas que virou um problema no futuro.

Não abuse do limite do cheque especial

Quem tem conta em banco sabe como as instituições financeiras gostam de dar limite de cheque especial, justamente esperando que a pessoa faça uso.

Só que sem perceber, essa “ajuda” acaba prejudicando as finanças caso a pessoa não tenho controle do uso.

Assim, se você tem o hábito de sempre usar o limite do cheque especial, fique longe dessa armadilha.

Além das altas taxas cobradas pelos bancos, esse é uma falta sensação de que você tem um dinheiro nas mãos, e que pode gerar um endividamento maior do que o uso do cartão de crédito.

Comece o ano renegociando as dívidas

Ao virar o ano, já comece a renegociar as dívidas que ficaram. Use o dinheiro do 13° salário ou de uma possível férias para pagamento das contas.

Além de começar 2021 sem contas atrasadas, você terá bons descontos pelos bancos, que aproveitam dessas datas para receber as dívidas em aberto.

Pense antes de comprar

Antes de comprar alguma coisa em 2021, analise realmente se você precisa. Comprar por impulso é uma das ocorrências mais relatadas por quem assumiu dívidas e no final não conseguiu comprar.

Ou seja, pense bem antes de adquirir algum bem, veja se ela é indispensável para a sua vida e se existe alguma chance de viver sem ele mais alguns meses.

Após essa análise, então você estará pronto para comprar ou não, ficando longe de dívidas desnecessárias com um produto que pouco vai usar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.