Início Investimentos Dicas Perfil de Investidor: você sabe qual o seu?

Perfil de Investidor: você sabe qual o seu?

Você conhece o conceito de perfil de investidor? Sabe como esta identificação pode te ajudar a planejar sua vida financeira e montar sua carteira de investimentos? Caso ainda não tenha conhecimento, não se preocupe. Preparamos este artigo para você saber tudo sobre o assunto.

O que é perfil de investidor?

Este também tem mais um nome, em inglês é chamado de suitability. O seu perfil de investidor é um dado fundamental que você deve saber antes de começar a investir. Pois assim se saberá qual é o investimento mais adequado para você.

Você irá descobrir seu perfil de investidor por meio de um teste. Primeiramente serão analisadas suas expectativas com os investimentos. Em seguida, irão levar em conta o tripé em que se baseia o perfil investidor. Este é composto por Segurança, Liquidez e Rentabilidade.

Assim o teste de perfil de investidor irá ver quão seguro você gostaria que fossem seus investimentos. Ao mesmo tempo qual a sua liquidez desejada e qual a rentabilidade dos seus sonhos. Naturalmente os investidores abrem mão de um dos três aspectos em prioridade de outros. O teste também irá mapear isso.

Uma vez que o teste for realizado você será incluído em um dos três perfis existentes. Quer saber mais? É só continuar a leitura.

Quais são os tipos de perfil de investidor?

Confira a seguir os três perfis de investidores e quais são os tipos de investimento mais recomendados para cada um deles:

Perfil conservador

Este é o investidor que não abre mão da segurança. Por isso seus investimentos são de baixo risco. O foco principal é não perder nenhum dinheiro em suas aplicações e investimentos. Tende a ser mais popular em quem está ingressando agora no mundo dos investimentos, ou em pessoas que não tem muito dinheiro para arriscar.

Para este perfil são indicados investimentos em Renda Fixa. Por exemplo, CDB, LCI e Tesouro Direto. Desta forma os lucros são garantidos e se é prevenido de qualquer prejuízo.

Perfil moderado

Este é um meio termo no perfil de investidor. Pessoas com perfil moderado estão dispostas a abrir um pouco a mão de sua segurança, mas não completamente. Neste modelo as pessoas têm um pouco mais de conhecimento sobre investimento e buscam aumentar seu patrimônio. Sendo assim, é possível assumir mais riscos.

Para os investidores de perfil moderado são indicados investimentos em Renda Fixa e Ações. Logo, se assume maiores riscos e um aumento maior do patrimônio. Pode-se fazer uma carteira com metade dos investimentos em Renda Fixa e a outra metade em Renda variável.

Perfil Arrojado

Este é o investidor que já conhece bem o mercado financeiro. Por isso prioriza a rentabilidade e está disposto a correr maiores riscos. A maioria das pessoas neste perfil são mais experientes e já investem a mais tempo. Sendo assim, entendem o mercado de ações.

Se engana quem pensa que neste perfil de investidor existe somente investimento em ações. É possível também investir em moedas como o dólar ou em commodities. Mantendo ainda assim uma carteira diversa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui