CadÚnico tem data limite de atualização no CRAS; saiba atualizar pela internet
CadÚnico: Nesse mês de abril, milhares de beneficiários do Bolsa Família tiveram seus benefícios bloqueados. Isso ocorreu porque o Governo Federal promoveu uma análise minuciosa dos cadastros, buscando identificar irregularidades. Dessa forma, bloqueou os cadastros de famílias unipessoais que ingressaram no programa no segundo semestre de 2022.
Aqueles que cumprem os requisitos do programa e tiveram seus benefícios bloqueados devem procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município para atualizar o CadÚnico. A seguir, veja todas as informações relacionadas à atualização do cadastro.
Prazo final para atualização do CadÚnico
As famílias unipessoais que tiveram o Bolsa Família bloqueado devem se dirigir ao CRAS de seu município até 16 de junho para atualizar suas informações. Aqueles que desbloquearam o benefício em abril já poderão recebê-lo em maio.
Segundo o ministro Wellington Dias, o tempo para o desbloqueio pode variar entre 45 dias e 3 meses, dependendo do nível de desbloqueio, demanda de beneficiários e quantidade de profissionais atendendo.
Além disso, é importante enfatizar que os beneficiários que não comparecerem ao CRAS até o prazo estipulado terão o Bolsa Família bloqueado permanentemente. Para voltar a receber o benefício, será necessário entrar novamente na fila de espera do programa.
Como atualizar o Cadastro Único pela Internet? As únicas pessoas que podem atualizar o Cadastro Único online são aquelas que não precisam informar nenhuma mudança em suas informações, ou seja, se não houve alterações na sua família (nascimento, casamento ou morte) ou no seu endereço (mudança de casa), por exemplo, você pode seguir os passos abaixo.
Como posso atualizar meu Cadastro Único presencialmente?
Siga os passos abaixo para atualizar seus dados no Cadastro Único
Leve os documentos necessários:
- Documento com CPF (como RG) ou Título de Eleitor
- (Outros documentos aceitos incluem Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Carteira de Trabalho e, para indígenas, o RANI – Registro de Nascimento Indígena)
- Documentos com CPF de cada membro da família
Recomenda-se levar também:
- Comprovante de residência
- Número de telefone atualizado
Dirija-se ao posto de atendimento onde realizou o cadastro no CadÚnico (normalmente, um Centro de Referência da Assistência Social – CRAS ou a própria prefeitura).
Forneça seus dados atualizados a um profissional do posto de atendimento (endereço, novo telefone, mudança de residência, nascimento ou falecimento na família, etc.)
Atualização do CadÚnico pela internet
- Acesse o site do Cadastro Único (cadunico.dataprev.gov.br);
- Insira seu CPF e a senha da sua conta Gov.br. Caso não possua uma, veja como criá-la logo após este passo a passo.
- Após entrar com os dados da sua conta Gov.br, clique em “Atualização Cadastral por Confirmação”.
- Serão apresentados dois blocos: “Endereço da Família” e “Composição Familiar”. Clique primeiro em “Endereço da Família”.
- Revise as informações do endereço da sua família e, se não houve mudança, confirme cada uma.
- Em seguida, clique em “Composição Familiar”. Revise novamente cada informação e, se não houve mudanças, confirme cada uma.
- Ao verificar que todos os dados estão corretos, o site ou aplicativo mostrará duas caixas de seleção para confirmar as informações sobre o endereço da sua família e a composição dos membros dela. Após selecionar as duas opções, clique no botão “Confirmar dados do Cadastro Único”.
- Pronto! Dados atualizados.
Passo a passo para criar uma conta Gov.br
- Acesse o site (www.gov.br) ou o aplicativo Gov.br;
- No aplicativo, clique no botão “Entrar com gov.br”. No site, clique no botão “Criar conta gov.br”.
- Digite seu CPF e clique em “Continuar”.
- Leia os termos apresentados pelo site ou aplicativo. Aceite clicando em “Continuar”.
- Forneça alguns dados pessoais para verificar sua identidade. Caso prefira outra opção de informação, clique em “Tentar de outra forma”.
- Após fornecer os dados, o Gov.br pedirá informações adicionais (como data de nascimento e nome da mãe) para confirmar o cadastro.
- Após confirmar as informações, será enviado um código de confirmação para o seu e-mail ou celular.
- Insira o código de confirmação no site ou aplicativo e crie uma senha para a sua conta Gov.br.
- Pronto! Sua conta Gov.br está criada.
Se, por algum motivo, não conseguiu criar uma conta Gov.br ou atualizar os dados do CadÚnico, vá ao posto de atendimento onde realizou seu cadastro, geralmente o CRAS mais próximo ou a própria prefeitura. Lembre-se de que é importante confirmar suas informações a cada 2 anos para evitar o bloqueio dos benefícios do governo.