Poupança: saiba porque você deve fugir dela!

Com a alta da Selic, você já deve ter visto por aí que a poupança está rendendo mais. Mas isso não quer dizer que ela é um bom investimento. Na verdade, a poupança nunca é um bom investimento, independentemente da taxa de juros. Em todos os cenários, a poupança perde para a renda fixa mais tradicional e igualmente segura. Por isso, se você tem dinheiro por lá, é hora de tirar e colocar onde realmente vai render.

Acontece que com a alta da Selic, a renda fixa fica ainda mais favorável que a poupança. Vale lembrar que a Selic ainda vai aumentar mais, segundo o mercado, o que não vai acontecer com a poupança. Mas calma, vamos explicar tudo direitinho até o final do texto. E para começar, você deve saber como funcionam os rendimentos da poupança.

Como é o rendimento?

Os rendimentos da poupança também seguem a taxa Selic, mas por ter um volume gigantesco de dinheiro nela, o Governo Federal decidiu colocar um teto máximo para o rendimento. Isso porque se o Governo pagasse a poupança como faz com o Tesouro Direto, ele provavelmente teria ainda mais problemas. Dessa forma, a Selic tem duas regras para a rentabilidade.

A primeira regra, que vinha acontecendo até ontem, é a poupança rendendo 70% da Selic. Nessa parte, você estaria perdendo sempre, dado que o Tesouro Selic sempre rende 100% da Selic. Vale lembrar que mesmo com a incidência dos impostos, o Tesouro Selic sempre valerá mais à pena. Dessa forma, com a Selic a 7,75%, como estava, a poupança estava rendendo 5,42%, contra um Tesouro Selic que rendia 6,2% em 1 ano, já descontado o Imposto de Renda. Se você mantivesse os valores por mais de 2 anos, o Tesouro Selic renderia 6,56. Ou seja, você estaria perdendo 1,14 ponto percentual. Isso no longo prazo representa muito!

Agora a regra é outra. A partir de ontem, 8, a poupança está rendendo 0,5% mais a taxa referencial (TR). Parece bom, mas a TR é igual a zero! Ou seja, a poupança está rendendo 0,5% por mês, o que dá 6,17% ao ano. Se compararmos com as taxas mencionadas acima, a poupança perderia para o Tesouro Selic mesmo sem o aumento das taxas. Mas o mais assustador vem agora: o Tesouro Selic está rendendo 7,4%. Ou seja, você está perdendo 1,23 ponto percentual, ou seja, está perdendo mais que antes.

Ainda, como você leu aqui, a Selic deve chegar no topo de 12%. Se ela chegar nesse patamar, será 12% ao ano do Tesouro Selic contra os míseros 6,17% da poupança. Isso quer dizer que o Tesouro Selic vai render, aproximadamente, o dobro da poupança. E tudo isso com o mesmo risco, dado que quem paga ainda será o Governo Federal.

Poupança
Foto: Damir Spanic | Reprodução

A poupança é um mau negócio. Mas onde investir?

Se você tem medo de investir diretamente no Tesouro Direto, existem outras facilidades no mercado para você ter rendimentos acima da poupança.

A opção mais viável é abrir uma conta no Nubank ou qualquer banco que tenha rendimentos atrelados ao CDI. Caso queira ainda mais rendimentos, com o mesmo conforto, o PicPay tem uma conta que rende 120% do CDI e permite que você faça Pix, pague contas e demais serviços bancários. O mesmo ocorre com o PagBank, que rende 200% do CDI.

De qualquer forma, manter o seu dinheiro na poupança é um mau negócio em qualquer cenário. Chegou a hora de sair de lá!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.