2022: o que pode acontecer com a renda variável?

Sempre no início de um ano eleitoral, o mercado já começa a ver o cenário político para decidir quem vai apoiar, o que vai defender e como agirá. E é exatamente isso que ocorrerá em 2022: a renda variável vai sofrer por causa do noticiário político. E é exatamente por isso que o investidor deve saber surfar nessa onda de volatilidade.

Com isso, vamos explicar o que pode acontecer, baseado em notícias atuais, e como você pode proceder nesses momentos.

Eleições de 2022 no radar do mercado

Quando o país vai decidir o próximo presidente, o mercado começa a especular sobre os impactos da medida econômica proposta pelo candidato. Por isso, 2022 tende a ser um ano de muitos altos e baixos, o que chamamos de volatilidade. Por isso, é importante que você fique atento aos fundamentos das empresas, não o seu preço estritamente.

Digamos que um candidato dirá que vai gastar um monte de dinheiro na economia, intervindo em todos os setores. Se ele ficar na frente nas intenções de voto, o mercado vai cair. Apesar disso, trata-se apenas de uma expectativa, o que não atrapalha em nada a empresa atualmente. Por isso, mesmo com os preços caindo, isso não quer dizer nada além de que o mercado está pessimista.

Por isso, é importante que, caso seja da sua estratégia, você tenha valores para uma reserva de oportunidade em 2022. Ela vai servir para você comprar os ativos de renda variável nos momentos de baixa, que podem ser muitos no ano que vem. Apesar disso, tem alguns ativos que podem cair menos nessa época de forte turbulência.

2022 renda variável
Foto: Matthew Montrone – Pexels

As ações que tendem a cair menos

Uma forma de se proteger das quedas, caso você ache que isso vai acontecer, é investir em empresas sólidas, que são aquelas para as quais os investidores “fogem” em momentos de crise. Por isso, saber quais os setores você pode usar nesse momento é uma excelente ferramenta.

Dessa forma, é importante que você saiba que ações de bancos são, em tese, mais seguras. Isso porque os bancos possuem margens excelentes, além de terem um certo oligopólio do sistema financeiro brasileiro. Com isso, as empresas do setor tendem a dar lucros em qualquer período econômico.

Por outro lado, setor de saneamento também possuem essa característica, juntamente com o setor  de energia elétrica. Isso porque são consumos essenciais à vida, como luz e água. Dessa forma, por maior que seja a crise, as pessoas vão sempre usar esses dois produtos. E em 2022 não será diferente.

Por último, empresas com receitas dolarizadas podem ter quedas menores em um cenário de recessão. Esse é o caso da Marfrig, que é uma das maiores exportadoras de carne do Brasil. Em 2021, as ações da empresa já subiram quase 90%, mesmo com a economia indo mal.

Apesar disso, é importante falar que ninguém consegue prever o momento do mercado, nem se ele vai subir ou cair. Isso porque no curto prazo o mercado é imprevisível, assim como o preço das ações. Nenhum setor aqui é recomendação de compra e o texto é baseado em estudos e fatos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.