Westwing: empresa que caiu 60% desde seu IPO

Com a vinda da pandemia, muitas empresas de tecnologia e de varejo online vieram para a bolsa de valores com grandes expectativas dos investidores. Nos primeiros dias, de fato, ela subiram consideravelmente, mas teve uma que tombou um tombo feio, a Westwing.

O que é a Westwing?

A Westwing é uma empresa de varejo online que focou na experiência do usuário (UX) para aprimorar suas vendas.

Por isso, ao consultar o app, o cliente se depara com uma plataforma bem parecida, em funcionalidade, com Instagram, Facebook e demais redes sociais. Por lá, anúncios de decoração de casa, móveis e mobílias em geral pode ser adquiridas com poucos passos.

Unindo e-commerce com UX, a plataforma da Westwing é visitada, em média, 4 vezes por semana pelos comprados que mergulham, diariamente, em torno de 40 minutos pelo site, segundo o canal de relacionamento com investidores da empresa.

Dessa forma, isso trouxe bons resultados: a empresa teve um crescimento de 50,5% na receita líquida entre o segundo trimestre de 2020 e o mesmo período desse ano. Além disso, o GMV, índice que indica a quantidade de mercadorias de e-commerce, cresceu 147% em dois anos.

Apesar disso, o lucro líquido da empresa caiu de forma acentuada entre 2020 e 2021. Para o segundo trimestre de ambos os anos, em 2020 o lucro líquido ficou em R$15 milhões. Para esse ano, ficou em R$597 mil.

Com essa queda, a empresa já perdeu, desde seu IPO, quase 60% do valor de mercado, seguindo a cotação na bolsa de valores.

Na cotação de hoje, 30, a empresa perde quase 10% no dia.

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Foto: Alex Petre / Pexels

Os motivos das perdas

Além de os números não estarem colaborando, a empresa também segue o temor do mercado internacional de investir em empresas mais arriscadas.

Por isso, as Small Caps, como o mercado chama as empresas menores, possuem maior risco aos investidores. Por isso, em um cenário de alta de juros, a tendência de queda das bolsas se acentua ainda mais nesses ativos.

Isso porque essas empresas tem o intuito de crescer exponencialmente, antes de se tornarem empresas consolidadas no mercado. Para isso, é necessário gerar muito caixa para poder queimá-lo em expansão e novos projetos.

No caso da Westwing, o investimento em marketing cresceu muito, passando de 1,8 milhão para 5,18 milhões em um ano.

Por outro lado, as empresas de tecnologia tiveram uma alta valorização durante a pandemia, o que causou um aumento do preço dos ativos. Alguns passaram dos 300% de valorização. Agora, com o estouro da bolha das techs, a queda virá forte para todas.

Dessa forma, investidores que estavam confiantes, agora passam a vender rapidamente suas posições para se livrarem de riscos no cenário atual de incerteza. Apesar disso, investidores de alto risco seguem se posicionando.

 

 

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