Você sabe quando vender uma ação? Leia esse texto

Investir em renda variável dá até um ar de superioridade à pessoa. Encher a boca para falar “eu tenho ação da empresa X” é uma excelente forma de ascender socialmente, mesmo que a ação custe R$9,00. Mas, no fundo, a maioria dos investidores não sabe sequer o que está fazendo. Por isso, compra uma ação por achar uma boa empresa (muitas vezes sem parâmetros), mas na hora que a ação cai ou que ela sobe muito, o investidor fica desarmado. Assim, a maioria não sabe quando vender uma ação.

Por isso que sempre prezamos pela estratégia de investimentos. Nela, você retira ao máximo o que chamamos de “vieses comportamentais”, um nome chique para emoções.

Mas e aí: quando vender uma ação?

Para saber quando vender uma ação, é preciso saber o motivo da sua compra. Vamos usar um exemplo real (meu) de quando eu iniciei na bolsa, contrastando com um exemplo real, também meu, agora que tenho uma estratégia definida.

Certo dia, em 2019, eu decidi comprar uma ação do Banco Itaú. Naquela época, recém iniciando a faculdade de economia, acreditava no banco e tinha certeza de que ele era, e ainda é, um dos maiores bancos da América Latina. Isso foi mais ou menos em novembro daquele ano.

E se você lembra bem da história, sabe que nos primeiros dias de março uma bomba explodiu no Ibovespa e as quedas não foram generosas com iniciantes, como eu. Sem saber o que fazer, vendi as ações com uma perda de aproximadamente 20%. Alguns meses depois, ainda com medo de voltar à renda variável, precisei definir como investiria.

Isso porque eu realizei a venda pelo simples desespero de ver um rendimento altamente negativo. A história mostrou que eu estava errado: eu deveria ter comprado tudo o que eu podia. E muita gente falou isso na época. Mas mesmo que tivessem dito o contrário, porque o preço de um ativo me fez ter aquela atitude? Emoções!

vender uma ação
Saber quando vender uma ação pode ser o passo que falta para o seu sucesso na renda variável. Foto: Nandhu Kumar / Pexels

A nova estratégia

Antes de retornar, precisei estudar estratégias e analisar quando comprar e quando vender uma ação. Me deparei com a minha atual estratégia e vi que, de fato, fazia sentido para mim. Para os curiosos, eu basicamente compro ações descontadas, levando em conta alguns parâmetros.

Hoje, trimestralmente eu vendo as ações que não estão tão descontadas, devido à valorização dos ativos. Com as quedas recentes do Ibovespa, isso tem ficado cada vez mais escasso, mas em momentos de alta, isso ocorre bastante.

Por isso, hoje eu sei, de fato, quando vender uma ação. E se você achou que eu ia dizer quando você deve vender uma ação, está enganado. O que estou querendo dizer é que você precisa saber comprar a ação, para saber vendê-la depois.

É por isso que buscar por estratégias de investimentos é tão importante para eliminar decisões erradas da sua carteira. Warren Buffet, um investidor que admiro muito, tem duas regras: a primeira é “não perca dinheiro“. A segunda é “não se esqueça da primeira regra“.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.