Vendas em brechós devem crescer em 2022

Uma projeção realizada pela Associação Comercial de São Paulo revelou que os brechós possuem uma projeção de crescimento de 30% para o ano de 2022. Nesse sentido, ano passado o faturamento do setor foi de R$ 2,9 bilhões. 

Com isso, de acordo com um levantamento realizado pelo instituto de economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP), o volume de vendas nos brechós deve crescer bastante até o final do ano. 

Brechós passaram a ser valorizados

Segundo Marília Carvalhinha esses produtos de segunda mão passaram a ser valorizados na internet e isso tem contribuído para a expansão dos resultados de brechós. Com isso, ela afirma que: 

“É um grande desafio tecnológico para a cadeia da moda aumentar a sustentabilidade. Uma das maneiras de melhorar isso é fazer com que o produto seja mais usado e o ‘second hand’ é uma maneira de cumprir esse objetivo”, afirma.

Mudança de comportamento na pandemia

Além da moda circular, muitos decidiram apostar na venda de itens de luxo. Nesse sentido, é possível citar o brechó online “Peguei Bode”. Para uma das sócias do negócio, Gabriela Carvalho, o comportamento do consumidor em geral, mudou bastante durante a pandemia, segundo suas próprias palavras:

“As pessoas preferem fazer uma compra certa, não tem mais aquela coisa de comprar dez bolsas e deixar paradas. Agora, elas preferem comprar duas bolsas muito legais sabendo que estão fazendo boas compras e que, no futuro, ela pode vender e ganhar dinheiro”

Além disso, os produtos possuem uma faixa de valores que vão desde os R$ 500 a R$ 80 mil, sendo que os produtos mais destacados são as bolsas. Ela reforça ainda que no ínicio havia um certo pré conceito na compra e venda de usados: 

“Quando a gente começou, a gente sentia muito preconceito das pessoas. Elas tinham vergonha tanto de vender quanto de comprar usado. Mas, ao longo dos anos, esse preconceito foi sendo quebrado e hoje em dia está até na moda comprar e vender usado”

Vendas devem continuar crescendo na internet

A internet deve continuar sendo uma importante ferramenta para crescimento do negócio, representando assim uma fatia importante. Contudo, nesse movimento de pós pandemia, os consumidores vão retornando às lojas físicas pouco a pouco. Nesse sentido, alguns empresários como a Siomaria Leite, não abre mão de ter um espaço físico:

“As pessoas gostam de vir, conversar, tomar um café e pedir uma dica. Passa credibilidade, por isso acho que o diferencial de uma loja física é isso”, disse a sócia do brechó “Agora é meu”. 

Por fim, a avaliação é de que além dos novos comportamentos adquiridos pelos consumidores durante a pandemia, barreiras importantes foram quebradas e as pessoas se tornaram mais conscientes sobre o consumo de produtos em geral. 

Um outro ponto é que o impacto provocado pela pandemia trouxe, foi relacionado ao consumo exagerado do ponto de vista financeiro. Em outras palavras, a desvalorização da moeda, ou seja, o choque inflacionário contribuiu para que as pessoas também buscassem ser mais seletivas em suas compras. 

Nesse sentido, muitos brechós foram impactados positivamente, dado que as condições financeiras também contribuíram para que as barreiras relacionadas ao pré conceito de usados fossem quebradas.

O post Vendas em brechós devem crescer em 2022 apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.