Veja o passo a passo de como solicitar APOSENTADORIA pelo celular

Como solicitar APOSENTADORIA pelo celular é uma dúvida comum entre as pessoas que desejam iniciar os trâmites para obter esse benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Atualmente, é possível realizar esse processo de forma prática e rápida através do aplicativo Meu INSS

Assim sendo, para que você saiba o passo a passo completo de como fazer isso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar.

Acompanhe a leitura até o final e confira!

Como solicitar APOSENTADORIA pelo celular?

Se você deseja dar entrada na sua aposentadoria, saiba que pode fazê-lo de maneira rápida e prática através do aplicativo Meu INSS pelo celular. Para isso, basta seguir as seguintes orientações:

Baixe e cadastre-se no aplicativo Meu INSS

Primeiramente, para solicitar APOSENTADORIA pelo celular, é necessário acessar a loja de aplicativos do seu smartphone e baixar o app Meu INSS. Ele está disponível tanto para dispositivos Android quanto para iOS.

Assim sendo, depois de baixar o aplicativo, abra-o e selecione a opção “Cadastre-se”. 

Então, preencha seus dados pessoais corretamente, como:

  • Nome completo;
  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe e alguns outros dados que o sistema solicitar. 

Em seguida, o aplicativo irá gerar um código de acesso que será enviado para o seu e-mail.

Solicite sua aposentadoria

No menu principal do aplicativo, clique na opção “Agendamentos/Solicitações”. Então, é só selecionar “Novo requerimento” e escolher a opção “Aposentadoria por idade” ou “Aposentadoria por tempo de contribuição”, dependendo do seu caso específico.

Dessa maneira, o sistema irá te direcionar para uma página, onde deverá preencher um formulário de solicitação.

Prepare os documentos 

Nesta etapa do processo, o aplicativo Meu INSS irá solicitar alguns dados e documentos necessários para a solicitação da sua aposentadoria. Sendo assim, é importante ter em mãos documentos como:

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Extratos de vínculos empregatícios e outros comprovantes de contribuição ao INSS.

Anexe os documentos

Depois de preencher todas as informações que o sistema do aplicativo solicitar, você deverá anexar os documentos no formulário de solicitação. 

A boa notícia é que o próprio app permite que você tire fotos ou escaneie-os por meio de uma ferramenta, para facilitar o processo de envio.

Acompanhe a análise do seu pedido

Por fim, após enviar os dados e documentos, você poderá acompanhar o andamento da sua solicitação pelo próprio aplicativo Meu INSS. 

Dessa maneira, o INSS irá analisar o seu requerimento e, caso seja necessário, solicitará alguma documentação adicional.

Veja algumas informações importantes sobre a solicitação da aposentadoria pelo Meu INSS

É importante ressaltar que, ao utilizar o aplicativo Meu INSS para solicitar a aposentadoria, você estará garantindo maior agilidade e comodidade no processo. Além disso, evita-se a necessidade de deslocamentos até uma agência do INSS e reduz-se a burocracia envolvida.

No entanto, é sempre importante seguir corretamente todos os passos e fornecer todas as informações e documentos de forma precisa e verdadeira, pois qualquer informação incorreta pode atrasar o processo de análise do seu requerimento.



Este conteúdo apareceu primeiro em: [ Veja o passo a passo de como solicitar APOSENTADORIA pelo celular

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.