Veja ESTAS dicas para evitar ter sua MOTO ROUBADA

O roubo e furto de motos estão aumentando em São Paulo, chegando a uma média de 100 casos por dia no primeiro semestre de 2023, totalizando 18.292 ocorrências. Dessa forma, isso representa um aumento de 7,14% em comparação ao mesmo período do ano anterior, que teve 17.073 casos.

Esses dados foram divulgados em um boletim pela Tracker, empresa de rastreamento, e a Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).

Além disso, o levantamento também identificou os dias, horários e locais mais comuns para esses crimes.

Portanto, com base nessas informações e nos conselhos de especialistas, foram elaboradas algumas dicas para evitar ser surpreendido por bandidos. Confira a seguir!

Veja também: Saiba como evitar GOLPES por ligações; veja as dicas

Veja estas dicas de segurança para não ter sua moto roubada!

Não estacione sua moto na rua

Apesar da redução de 10,42% nos roubos em geral, os furtos de motos aumentaram em 16,24% nos primeiros seis meses de 2023, comparados ao mesmo período de 2022. Por isso, estacionar a moto em áreas na rua pode ser perigoso para os motociclistas. Sendo assim, a opção mais segura é estacionar em um estacionamento.

No entanto, em alguns lugares, os motociclistas não têm outra escolha a não ser deixar suas motos estacionadas na rua. Se essa for a situação, é importante sempre travar o guidão e usar um dispositivo antifurto. Correntes e cadeados tradicionais são facilmente burlados por ladrões especializados, então é melhor optar por travas de disco feitas de aço inox ou carbono. Isso é essencial para a segurança da sua moto.

Tenha muito cuidado nos fins de semana

O Boletim Tracker-Fecap mostra que os furtos acontecem em vários dias da semana, mas especialmente nos sábados e domingos, totalizando 30,41% dos incidentes.

Quanto aos roubos, os ladrões preferem o domingo, representando 32,25% dos casos de motos roubadas em São Paulo. Se incluirmos os roubos de sábado, esse número sobe para 51%, ou seja, mais da metade dos roubos de motos ocorrem no fim de semana.

Veja também: Atenção: esses são os carros com maior incidência de roubos em 2023

As motos grandes são mais roubadas

Se olharmos apenas para as motos de alta cilindrada, ou seja, acima de 600 cc, a situação é muito séria. De janeiro a junho deste ano, ocorreram 794 roubos e furtos de motos grandes. Esse número é quase o dobro do registrado no mesmo período de 2022, que foi de 400 ocorrências.

Desse modo, a situação dos roubos de motocicletas de alta cilindrada em São Paulo tem piorado desde 2022.

Atenção ao chegar e sair de casa

Diógenes Lucca, um dos fundadores do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) e consultor de segurança, diz que os ladrões preferem roubar nas horas em que as pessoas estão saindo ou chegando em casa.

Assim, ele dá dicas simples para evitar isso: ao se aproximar de casa, dê uma olhada rápida ao redor e perto da entrada para ver se tem alguém suspeito. Antes de sair de casa de manhã, pergunte ao porteiro se está tudo tranquilo na vizinhança. Se morar em casa, é bom colocar câmeras para ver a rua antes de sair. Porém, se algo acontecer, é importante manter a calma e não resistir.

Segurança é sempre uma prioridade

Conforme diz o ditado, “melhor prevenir do que remediar”, ou seja, é bom se precaver para evitar surpresas desagradáveis. Para garantir mais segurança, fazer um seguro para a sua moto é uma boa ideia. Atualmente, várias seguradoras oferecem opções para motocicletas, inclusive para modelos menores. Os tipos de cobertura e os preços variam bastante.

Além disso, você pode escolher um seguro apenas contra roubo e furto, que não inclui acidentes ou danos a terceiros, e isso pode reduzir o custo do seguro.

Veja também: CAIXA TEM: Veja como bloquear o aplicativo em caso de roubo do celular



Este conteúdo apareceu primeiro em: [ Veja ESTAS dicas para evitar ter sua MOTO ROUBADA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.