Connect with us

Economia

Veja dicas para economizar nas compras do supermercado

Publicado

on

A população brasileira sofre nos últimos meses com os preços elevados de praticamente tudo. Alimentos, roupas, bens duráveis, tudo isso está mais caro do que há um ano. Por isso, muita gente está se desdobrando para conseguir manter as compras do mês.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) variou 1,73% em abril. A saber, este indicador é considerado a prévia da inflação do país, ou seja, reflete o aumento dos preços ao consumidor de maneira mensal.

Em abril, o índice de difusão da inflação alcançou 78,7%, maior taxa desde fevereiro de 2003. Em outras palavras, oito a cada dez itens pesquisados ficaram mais caros em abril, na comparação com março. E este cenário de elevação do custo de vida afeta cada vez mais os brasileiros.

Dicas para economizar no supermercado

Diante do cenário desafiador, as famílias do país estão precisando encontrar meios de superar os aumentos mensais dos preços. Por isso, nada melhor do que dar uma olhada em dicas simples, mas bastante eficazes para economizar nas feiras do supermercado.

publicidade

Aproveite as promoções: as pessoas costumam recebem seus salários no início do mês, período em que os supermercados ficam cheios. Como a demanda é grande nesses dias, os estabelecimentos costumam elevar os preços. Contudo, nos últimos dias dos meses, fazem exatamente o contrário devido à baixa procura. Por isso, guarde dinheiro para comprar nesses dias ou para aproveitar as promoções, que costumam ocorrer todos os meses.
Faça compras mensais: especialistas afirmam que os consumidores devem preferir fazer compras mensais, em vez de semanais. Assim, evitam a desvalorização do dinheiro devido às altas dos preços nos supermercados.
Opte por preços em vez de marcas: há muita gente que sempre escolhe as mesmas marcas, pois as acham melhores. No entanto, os consumidores podem começar a focar no preço em vez da marca. Dessa forma, poderão conseguir economizar e adquirir ainda mais itens na feira.
Anote todas as suas despesas: essa é a dica mais importante de todas. O consumidor deve anotar todas as despesas que têm, da mais elevada a menor. Com isso, poderá controlar os gastos, entendendo a renda que possui e o quanto poderá gastar sem afetar a renda da família.

Leia Também: Cesta básica fica mais cara em todas as capitais pesquisadas em abril

O post Veja dicas para economizar nas compras do supermercado apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.