Taxa de Juros e Investimentos: Como fazer o investimento do meu dinheiro?
Para garantir a melhor escolha na hora de fazer o seu investimento é de extrema importância entender os efeitos dos juros no momento de investir.
Impactos que ocorrem diretamente e indiretamente com as taxas de juros nos títulos de renda fixa
A rentabilidade das aplicações de Renda Fixa vinculadas à Selic tende a ser maior quanto maior for a taxa básica de juros, seja de forma direta ou indireta.
Isto ocorre porque, qualquer ajuste que ocorra para mais ou para menos trará um impacto imediato, isso se o título de renda fixa estiver diretamente ligado à Selic. Nos casos em que o investidor empresta dinheiro para o governo ao invés de emprestar para bancos, como ocorre nos títulos do Tesouro Direto, existem documentos com juros pós-fixados que seguem a Selic e rendem precisamente a alteração da taxa.
Quanto aos impactos que ocorrem indiretamente, podem-se citar os títulos indexados ao CDI, que representam quando um banco apresenta uma dívida com outro para conseguir captar recursos. A taxa CDI apresenta uma alta sensibilidade à alteração e variação da Selic, isso porque os juros básicos são utilizados como parâmetros para estas transações.
Como exemplo de aplicações que recompensam o CDI, tem-se os CDBs. Pelo fato de alguns títulos pagarem cerca de 90% ou até, além disso, da taxa CDI, mostra a importância de acompanhar o indicador na hora de escolher o que trará maior ganho no investimento do seu dinheiro.
Mercado de ações, como funciona?
Com o aumento dos juros ocorre uma diminuição no consumo, o que faz com que as empresas passem a lucrar menos, desvalorizando assim o mercado das ações.
A expectativa de lucro de uma determinada empresa reflete o preço de suas ações, e isso faz com que, se ocorrer uma queda nas vendas isso acaba piorando a atratividade da empresa e não chamando a atenção dos investidores.
As empresas, assim como os investidores pessoas físicas, aplicam o dinheiro que tem em caixa e fazem empréstimo no mercado. Dessa forma a variação dos juros acaba afetando de forma direta o resultado das empresas e consequentemente o valor da suas ações.
Qual o momento correto para resgatar o investimento?
Os resgates antecipados, quando realizados no momento errado, em decorrência ao efeito da taxa de juros, podem interferir diretamente nos ganhos.
Pelo fato de os títulos pagarem uma taxa fixa vinculada à Selic, mudanças nos juros básicos e na inflação poderão fazer com que o investidor tenha prejuízos, caso ele decida vender antecipadamente, conseguindo um valor abaixo do que foi pago.
Porém, se o prazo de vencimento do título for respeitado, o risco de que ocorra prejuízo não existirá, porque a taxa concordada no momento da compra permanecerá a mesma, mesmo que ocorram variações nos juros com o passar do tempo.