InícioFinanças PessoaisTarifas bancárias: Entenda como você pode diminuí-las

Tarifas bancárias: Entenda como você pode diminuí-las

As tarifas bancárias podem existir em qualquer tipo de transação bancária, mas também podem ser diminuídas.

Ao diminuir tarifas bancárias é possível economizar muito dinheiro. Para quem está buscando formas de economizar, essa pode ser uma delas. Afinal, realizar algum tipo de economia pode não ser uma tarefa tão fácil, principalmente quando existem muitas tarifas a serem pagas.

Tarifas bancárias: O que são?

Muitas pessoas não sabem, mas as taxas que normalmente são cobradas por serviços prestados por instituições são chamadas de tarifas bancárias.

Esses serviços prestados ou oferecidos muita das vezes passam despercebidos por serem:

  • Transferência DOC;
  • Transferência TED;
  • Seguros;
  • Saques;
  • Emissão de cheques.

Esses serviços, em sua maioria, realizam a cobrança de algum tipo de taxa, mesmo que seja mínima. No entanto, quando são oferecidos por plataformas ou bancos digitais é possível que as tarifas bancárias nem mesmo existam.

Existe alguma forma de diminuir as tarifas bancárias?

As tarifas bancárias são mais comuns do que muitas pessoas pensam. Muitos nem mesmo sabem que estão pagando esse tipo de tarifa.

Outros percebem o quanto essas cobranças geram um desfalque considerável nas contas do fim do mês.

No entanto, existem formas fáceis de diminuir esse tipo de gasto, mesmo para aqueles que estão sempre utilizando de serviços prestados por agências bancárias.

Estude o pacote de serviços

Antes mesmo de realizar qualquer tipo de operação bancária, é possível conhecer todos os serviços oferecidos pelo banco.

Para que a redução das tarifas bancárias seja feita, é importante que seja realizado um estudo de todos os pacotes oferecidos.

Cada produto oferecido pelo banco possui algum tipo de taxa cobrada. Essas taxas devem ser calculadas e, se possível, as mais baixas ou inexistentes podem ser escolhidas.

Sempre verifique o extrato mensal

A verificação do extrato mensal permite que seja avaliado quais gastos estavam previstos e quais não.

Ao fazer um empréstimo, por exemplo, o valor referente a parcela pode estar previsto, no entanto, alguma outra tarifa bancária pode ter sido cobrada.

Ao saber como e qual o valor dessas tarifas é possível entrar em contato com o banco e, ou, buscar novos serviços com tarifas menores.

Realize uma conta universitária

Ser um universitário garante inúmeras vantagens em qualquer tipo de banco ou agência.

A conta universitária é um dos tipos de conta com serviços legais e totalmente gratuitos.

Sendo assim, para cortar as tarifas bancárias, uma conta universitária pode ser uma grande opção.

Entenda a importância de cortar as tarifas bancárias

As tarifas bancárias são muito comum e comumente cobradas em serviços de agências que não são digitais.

Existem muitas dessas tarifas em serviços que muitas pessoas usam no dia a dia, mas também em serviços considerados desnecessários, como:

  • Extratos diários;
  • Talões de cheques sem uso;
  • Transferências que sempre cobram taxas.

Ao cortar esses gastos a renda mensal pode ter algum tipo de alta, e o dinheiro que sempre está faltando, poderá começar a sobrar.

Além disso, evitar o máximo possível de gastos desnecessários para dar prioridades a serviços que valem a pena, garante credibilidade com bancos e agências.

Jéssica Queiroz
Jéssica Queiroz
Estudante de letras - português e inglês pela Universidade Cidade Verde da Bahia. Experiência com marketing de conteúdo e tradução para sites e agências. Atualmente atua como redatora profissional de finanças e economia do Sua Finança.
Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS