Connect with us

Direitos do Trabalhador

Sobe número de brasileiros que preferem trabalhar em casa, diz pesquisa

Publicado

on

Cada vez mais brasileiros preferem trabalhar em um sistema home office, ou seja, dentro da própria casa. Dados da nova pesquisa Citrix Systems mostram que 54% dos empregados do país preferem o trabalho remoto agora. O levantamento foi divulgado pela emissora CNN Brasil ainda nesta última segunda-feira (9).

Segundo especialistas, o motivo para o número elevado é justamente a questão do aumento do preço dos combustíveis. Cada vez mais pessoas perceberam que o processo de locomoção da casa para o trabalho e do trabalho para casa está comprometendo mais o salário no final do mês.

A pesquisa tem caráter internacional e fez análises em sete países. O Brasil ficou na terceira posição entre os que mais registram trabalhadores que preferem o trabalho remoto agora. Ao todo, o instituto entrevistou pouco mais de 5 mil trabalhadores nas últimas duas semanas, quando o aumento no preço dos combustíveis já podia ser sentido.

A primeira posição fica com os Estados Unidos. Por lá, pouco mais de 57% dos trabalhadores preferem o home office. Vale lembrar que os índices de inflação também pressionam os preços do combustível no país presidido pelo democrata Joe Biden. O custo da gasolina e do diesel ocupam o primeiro lugar nos motivos apresentados pelos trabalhadores.

publicidade

A Austrália ocupa a segunda posição com 54%. A lista segue com o México em quarto (50%), a Colômbia em quinto (49%), o Reino Unido em sexto (45%) e a França em sétimo (44%). As taxas não são muito diferentes e representam que vários trabalhadores ao redor do mundo preferem o trabalho remoto neste momento.

Pandemia

O trabalho remoto começou a se tornar mais presente na vida das pessoas desde o ano de 2020, quando a pandemia do coronavírus entrou em sua fase inicial em todos os países do mundo, obrigando muitos locais físicos a fecharem.

Para evitar a contaminação por contato, várias empresas decidiram continuar os trabalhos na casa de cada um dos seus funcionários. A pesquisa divulgada neste momento, perguntou quais trabalhadores preferem continuar em casa mesmo em um cenário de fim da pandemia.

Hoje, mesmo diante de um contexto de sequência da pandemia, o ritmo da vacinação contra a Covid-19 permitiu que boa parte das empresas retomassem as suas atividades presenciais. Outras companhias preferiram seguir com os trabalhos remotos.

Regras trabalhistas

No Brasil, não existem regras trabalhistas específicas para o home office. A legislação do trabalho remoto é basicamente a mesma que já existe para o trabalho presencial. Apenas poucas diferenças são observadas.

publicidade

Alguns ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) defendem uma modernização ampla da legislação atual. No entanto, o fato é que a maioria dos projetos neste sentido ainda está em processo de análise no Congresso Nacional.

Combustível

Nesta terça-feira (10), a Petrobras colocou em prática mais um aumento no diesel. Na prática, a elevação é de R$0,40, em média, por litro. O novo aumento dos preços previstos para o botijão de gás e a gasolina ainda não foram concretizados.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.