Connect with us

Economia

Small Caps: veja como ter rendimentos incríveis!

Publicado

on

Se você tem interesse em buscar rendimentos altos na bolsa de valores, talvez você deva conhecer as small caps. Elas figuram entre as menores empresas da bolsa de valores brasileira, mas o mundo todo já conhece diversos investidores famosos que ganharam muito dinheiro investindo em algumas dessas empresas.

Esse tipo de investimento é mais arriscado e deve ser bem estudado, mas no longo prazo os retornos tendem a ser bem atrativos. Por isso, não é raro encontrarmos fundos de investimentos em Small Caps com retornos de 800% em poucos anos, ao passo que o Ibovespa rendeu menos que isso.

O que são Small Caps?

Small caps são empresas menores da bolsa de valores. Exatamente por isso que elas podem apresentar crescimentos exponenciais. Essas empresas normalmente não são líderes nos seus setores e, por isso, propõem tecnologias e serviços inovadores para conseguir um forte crescimento. Para isso, essas empresas demandam muita geração de caixa, porque seus gastos em expansão dependem  disso. Dessa forma, estudar o setor da empresa é fundamental.

Como não são líderes nem referência, essas empresas dependem muito do crescimento do mercados no qual se inserem. Por isso, diversificar entre diversas empresas pode ser uma forma de se proteger de oscilações bruscas. Por outro lado, as small caps também sofrem mais nas quedas da bolsa, como a que está ocorrendo até agora em 2022. Dessa forma, elas podem subir mais que empresas comuns no futuro, mas somente se a economia ajudar.

publicidade

A bolsa brasileira tem um índice apenas com essas empresas de crescimento. Assim como no Ibovespa e no ISE, o SMLL tem 120 empresas e é replicado pelo ETF SMLL11. Empresas fortes no cenário brasileiro estão nesse índice, como Azul, C&A, Fleury, entre outras.

Reprodução AdobeStock

Como descobrir as melhores?

Normalmente a estratégia de descobrir as Small Caps que mais vão crescer dá errado na prática. Por isso, é interessante ver quais as empresas estão com os melhores números. Essas empresas tendem a ter subidas mais fortes, se comparadas com empresas com números nem tão atraentes.

Para isso, muitos canais da Internet podem ajudar você. Além disso, o site de relacionamento com o investidor fornece todo o material necessário para você analisar essas empresas e fazer suas escolhas. Por outro lado, se isso não for para você, alguns fundos de investimentos segue essa política. Ainda, algumas corretoras fornecem carteiras de Small Caps a seus clientes. Isso é bom porque, nessas empresas, é importante acompanhar de perto os resultados financeiros. Isso porque elas são sensíveis às mudanças na economia e você pode precisar agir imediatamente caso algo de ruim aconteça.

Contudo, para ter mais consistência nos seus investimentos, você também pode investir em empresas mais consolidadas para se proteger. Com esse portfólio em mãos, seus rendimentos podem ser excelentes no longo prazo. Além disso, a alta rentabilidade de poucas empresas podem cobrir os prejuízos daquelas que estão no prejuízo, sem afetar seu rendimento. Se uma empresa cai 5% e outra sobre 200%, você pode acertar uma e errar outras três, por exemplo.

publicidade

O post Small Caps: veja como ter rendimentos incríveis! apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy