Connect with us

Economia

Setor de serviços cresce em abril e transporte de passageiros se destaca

Publicado

on

volume de serviços no país cresceu 0,2% em abril deste ano, na comparação com março. Com o acréscimo desse resultado, setor passou a ficar 7,2% acima do nível de fevereiro de 2020, último mês antes da decretação da pandemia da covid-19.

Aliás, os serviços acumulam uma forte alta de 9,5% nos quatro primeiros meses de 2022, na comparação com o mesmo período de 2020.

Embora tenha se distanciado do nível pré-pandemia, o setor ainda está 4,2% abaixo do ponto mais alto já registrado pela série histórica, em novembro de 2014.

A propósito, os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta terça-feira (14).

publicidade

Transporte de passageiros se destaca no mês

De acordo com o IBGE, o destaque em abril ficou com o transporte de passageiros. Em suma, as atividades deste segmento cresceram 2,3% na comparação mensal. Com isso, o setor ficou 0,1% acima do nível registrado em fevereiro, ultrapassando pela primeira vez o patamar pré-pandemia.

“Depois de dois anos e dois meses, o transporte de passageiros superou pela primeira vez o patamar pré-pandemia, ratificando, assim, a maior mobilidade da população, refletida no aumento das receitas das empresas que operam os transportes de passageiros nos seus diversos modais: aéreo, rodoviário e metroferroviário”, explicou o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Nos últimos seis meses, a atividade acumula ganhos expressivos de 27,7%, segundo o IBGE.

Por sua vez, os serviços prestados às famílias cresceram 1,9% em relação a março. Isso aconteceu graças aos serviços de alojamento e alimentação, que se destacaram mais uma vez em abril. Em resumo, a redução das medidas restritivas vem permitindo a melhora de atividades que sofreram fortemente com a pandemia.

“É um resultado que vem na esteira da continuidade do processo da retomada dos serviços de caráter presencial, notadamente, os bares e restaurantes”, disse Lobo.

publicidade

Por fim, vale destacar que os serviços respondem por cerca de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Isso quer dizer que, quanto mais o setor crescer, mais a economia brasileira vai avançar.

Leia também: Brasil tem 65,7 milhões de inadimplentes, revela Serasa

O post Setor de serviços cresce em abril e transporte de passageiros se destaca apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.