Saque do FGTS: Nova liberação ocorrerá ainda em abril

Os trabalhadores nascidos em janeiro já podem realizar o saque extraordinário do FGTS. A liberação ocorreu na última quarta-feira (20) por meio da conta poupança digital do Caixa Tem.

A nova modalidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço permite um resgate de até R$ 1 mil por pessoa. O serviço está disponível para os trabalhadores com saldo disponível nas contas do fundo.

Neste mês, a Caixa Econômica Federal ainda fará um novo pagamento, agora, destinado aos cidadãos nascidos em fevereiro. Conforme o cronograma, as liberações ocorrerão até o dia 15 de junho.

Calendário de pagamentos

O cronograma divulgado pela Caixa segue o mês de aniversário de cada trabalhador. Veja o calendário a seguir:

Mês de nascimento
Recebem em

Janeiro
20 de abril

Fevereiro
30 de abril

Março
04 de maio

Abril
11 de mio

Maio
14 de maio

Junho
18 de maio

Julho
21 de maio

Agosto
25 de maio

Setembro
28 de maio

Outubro
1º de junho

Novembro
08 de junho

Dezembro
15 de junho

 

 Quem pode e quem não pode realizar o saque?

Terá direito ao saque do FGTS todo e qualquer trabalhador que possua saldo disponível em suas contas vinculadas ao Fundo de Garantia, sendo elas ativas (empregos atuais) ou inativas (empregos antigos). A regra independe se o saldo é alto ou se o trabalhador está empregado ou não.

Em contrapartida, existem duas situações em que o cidadão não poderá realizar o saque. A primeira delas é quando os titulares não possuem valores disponíveis no FGTS. Isso porque, não há o que o ser sacado, uma vez que os valores liberados são do próprio trabalhador.

Outro caso que impede a liberação do resgate, é quando o trabalhador estiver usando o FGTS como garantia em operações de crédito, como a antecipação do saque-aniversário. Acontece que os recursos ficam bloqueados até o pagamento da dívida.

Tenho saldo nas contas e não recebi, o que fazer?

Contudo, é possível que mesmo tendo saldo nas contas do FGTS o trabalhador não seja contemplado pelo saque. Neste caso, pode considerar que a negativa justifica a falta de dados necessários para a concessão.

Para reverter essa situação, o trabalhador deve incluir as informações que estão faltando no cadastro e depois solicitar os valores. A operação é feita pelo próprio aplicativo do FGTS, veja como:

Baixe o aplicativo FGTS no seu celular;
Acesse a plataforma com seu CPF e senha;
O próprio aplicativo pedirá que o trabalhador faça o pedido de saque. Basta clicar no botão laranja com a frase “Solicitar saque”;
Clique em “Confirmar” para autorizar a abertura de conta poupança social da Caixa em seu nome;
Feito isto, aparecerá a seguinte mensagem: “A Caixa irá processar a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.