Ronaldo Fenômeno é o novo dono do Cruzeiro; entenda

O presidente Jair Bolsonaro aprovou, em 10 de agosto desse ano, a lei que transforma os clubes de futebol em Sociedades Anônimas de Futebol (SAF). Com a lei, os clubes brasileiros passam a ser empresas e, com isso, podem ter donos. E é exatamente isso que Ronaldo Nazário fez. O ex-jogador adquiriu 90% das ações da SAF Cruzeiro.

O clube mineiro já foi o uniforme do fenômeno em 1993. Agora, Ronaldo promete colocar o Cruzeiro “no patamar onde merece estar”, palavras dele.

Clubes de futebol serão empresas

De acordo com a Lei nº 5516, de 2019, sancionada por Bolsonaro, os clubes brasileiros passam a ser empresas. O modelo, que já é adotado por grandes clubes do mundo na Inglaterra e nos Estados Unidos, permitirá um maior investimento estrangeiro no país. Hoje, grandes nomes, com PSG e Manchester City, são clubes comprados e geridos por grandes empresários do mundo.

A ideia do projeto é melhorar a qualidade do futebol brasileiro, que notoriamente vem caindo, em comparação com os da Europa, nos últimos anos. Além disso, após a medida ser adotada na Inglaterra, o campeonato passou a ter um nível maior que anteriormente. Apesar da lei, nenhum empresário havia comprado clubes no Brasil. Contudo, Ronaldo Nazário foi o primeiro a fazer tal feito.

Segundo fontes do Globo Esporte, o valor da compra foi no valor de R$400 milhões. A transação foi feita sob intermédio da XP Investimentos. O diretor da XP, Pedro Mesquita, disse que alguns detalhes precisam ser ajustados. Apesar disso, ele disse que “o futebol no Brasil tem que mudar a forma de gestão. Ainda tem que resolver muitas coisas para concluir a operação. Tem uma dívida grande do Cruzeiro. A gente tem toda a tramitação, renegociação para fazer. Mas é um início da nova trajetória.

Em suas redes sociais, Pedro Mesquita informou o negócio. Posteriormente, o clube confirmou a informação. Durante entrevista coletiva, o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, falou que “o clube que revelou o Ronaldo para o mundo, agora o Ronaldo está abrindo as portas para o mundo de novo. Um trabalho muito bem feito e costurado há um tempo. Já conhecido como presidente, agora acionista majoritário do Cruzeiro SAF.”

Ronaldo Cruzeiro
Foto: Arquivo | Cruzeiro

Cruzeiro não é o primeiro time de Ronaldo

Apesar de ser a primeira compra de clubes de futebol no Brasil, Ronaldo já tem um time de futebol na Espanha. Atualmente, o ex-jogador é presidente do Real Valladolid, clube rebaixado para a segunda divisão do campeonato espanhol. O técnico atual do time, Ángel Ramirez, trabalhou no Internacional de Porto Alegre.

Apesar de já ter experiência em times de futebol, Ronaldo também não é o único brasileiro dono desse tipo de negócio. Nos Estados Unidos, Flávio Augusto comprou o Orlando City no ano de 2013. Ainda em 2021, o empresário se desfez da empresa e agora atua apenas no ramo da educação.

Atualmente, a compra do Cruzeiro abre portas para que novos negócios aconteçam no Brasil. O país tem grande chances de ser uma das maiores potências de futebol do mundo novamente, principalmente por ter uma liga organizada e sólida. Vale lembrar que o futebol brasileiro é admirado no mundo todo, o que aumentam as chances de novas aquisições.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.