Restituição do Imposto de Renda está chegando!

O quinto e último lote da restituição do imposto de renda está chegando. Isso porque o pagamento acontecerá no final desse mês e, com isso, encerram todas as rodadas de pagamentos do Governo Federal aos cidadãos que têm direito a esse valor. Dessa forma, se você ainda não recebeu, essa será a última chance.

Por isso, hoje vamos falar sobre o último lote da restituição do imposto de renda, mostrar como funcionará o calendário e onde o valor entrará para você usá-lo. Para os casos de não recebimento, também vamos dar o passo a passo correto.

Restituição do imposto de renda em setembro

O calendário de pagamentos da restituição do imposto de renda acabará em setembro. Isso porque os pagamentos, que começaram no dia 31 de maio, finalizarão agora nesse mês. Agora, o mês de setembro promete pagar para muito mais pessoas, sendo a última rodada de pagamentos que a Receita Federal fará nesse ano.

Vale lembrar que os pagamentos da restituição do imposto de renda acontecem sempre no último dia útil do mês. Dessa forma, o primeiro pagamento foi em 31 de maio, seguido pelo pagamento em junho, no dia 30. Para julho, o pagamento ficou no dia 29, enquanto que agosto teve o pagamento no dia 31. Na próxima e última rodada, o valor entrará nas contas cadastradas no último dia desse mês, 30 de setembro. A consulta deverá ser liberada ainda nessa sexta-feira, 23, seguindo a tradição de liberar uma semana antes do pagamento.

Para saber se o seu pagamento da restituição do imposto de renda será liberado nessa próxima rodada de pagamentos, basta acessar o site da Receita e informar o número do CPF e a data de nascimento. A data de nascimento deve ser digitada com dois algarismos para o dia, dois para o mês e quatro para o ano. Depois de fazer esse passo a passo, você verá se estará na lista de pagamentos ou não.

Último lote será pago no dia 30 de setembro. Foto: Reprodução

Como é feito o pagamento?

Na hora de fazer a sua declaração, você informa seus bens e direitos, seu patrimônio como um todo e também demais informações pertinentes à Receita Federal. Antes de finalizar, se você tiver direito à restituição do imposto de renda, também é preciso cadastrar uma conta bancária. O valor vai automaticamente para ela através do Pix.

Contudo, se a conta não existir mais ou você não receber os valores, não precisa se preocupar. Isso porque o dinheiro da sua restituição fica parado no Banco do Brasil por pelo menos 12 meses. Com isso, basta ir à qualquer uma das agências espalhadas pelo Brasil com seus documentos em mãos e com o comprovante de declaração.

Dessa forma, diferentemente de outras rodadas, não será mais possível receber os valores automaticamente. Isso porque será a última rodada da restituição do imposto de renda. Por isso, não existem mais chances de o envio acontecer de forma automática.

Uma saída para quem não recebeu é também analisar se não caiu na chamada malha fina. Isso porque pendências com a Receita Federal são impeditivos para o pagamento da restituição do imposto de renda.

O post Restituição do Imposto de Renda está chegando! apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.