Reclamações recebidas pela Anatel despencam 22% no 1º semestre

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelou nesta segunda-feira (15) que recebeu 951,3 mil reclamações de consumidores no primeiro semestre deste ano. A saber, esse número representa uma forte queda de 22,2% na comparação com o mesmo período de 2021 (1,22 milhão de queixas).

Em resumo, as reclamações se referem a prestadoras de banda larga fixa, TV por assinatura e telefonias móvel e fixa. Aliás, apesar de o número ser bastante expressivo, é o menor volume para um semestre desde 2015, ou seja, em sete anos.

De acordo com a Anatel, as reclamações caíram 6,5% em relação ao segundo semestre de 2021. Inclusive, o resultado do primeiro semestre retoma a trajetória de queda nas queixas desde o recorde registrado em 2015. À época, a agência recebeu quatro milhões de reclamações.

Segundo a Anatel, as queixas só não seguiram a tendência de queda nos dois primeiros anos da pandemia da covid-19. Em suma, muitos brasileiros passaram a trabalhar em home office e, consequentemente, utilizaram mais serviços de telecomunicações. Esse aumento no uso acabou elevando o número de reclamações.

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Veja detalhes das reclamações

A Anatel revelou que o líder de reclamações entre janeiro e junho foi o celular pós-pago. A saber, a agência recebeu mais de 360 mil queixas dos consumidores sobre esse serviço.

Veja abaixo a lista dos serviços que mais geraram reclamações no semestre:

Celular pós-pago: 360.068 queixas;
Banda larga fixa: 240.098 queixas;
Celular pré-pago: 143.739 queixas;
Telefonia fixa: 135.271 queixas;
TV por assinatura: 65.887 queixas;
Outros: 6.250 queixas.

A Anatel informou que costuma receber mais queixas no primeiro semestre que no segundo. Essa tendência aconteceu em todos os anos da série histórica, com exceção apenas de 2015, quando o segundo semestre teve mais reclamações que o primeiro.

Por fim, a Anatel também revelou que, entre os dez assuntos que geraram mais reclamações no período, nove tiveram queda em seus números. A única exceção foi relacionada a bloqueio, desbloqueio ou suspensão do serviço, cujas queixas cresceram.

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