Reclamações contra companhias aéreas crescem 410% em dois anos

Os brasileiros estão cada vez menos satisfeitos com o serviço prestado pelas companhias aéreas. A saber, o número de reclamações contra as empresas do setor disparou 410% em dois anos. E isso aconteceu, principalmente, devido à pandemia da covid-19 e aos seus impactos no transporte aéreo.

Diante dessa situação, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), ligada ao Ministério da Justiça, notificou as três maiores companhias aéreas do país: Azul, Gol e Latam. Em resumo, as empresas terão que prestar esclarecimentos sobre o aumento expressivo do número de reclamações no período.

A propósito, as três empresas já respondem a processos administrativos justamente por causa de suposto desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor. Aliás, as reclamações se referem a falhas na prestação de serviço das companhias aéreas.

Entre 2019 e 2021, as denúncias de clientes saltaram de 5.160 para 26.407. Em suma, as reclamações mais comuns se referem a atrasos nos voos e dificuldade para conseguir reembolso do valor das passagens aéreas.

Pandemia impulsiona número de reclamações

De acordo com fiscais da Senacon, o aumento das reclamações ocorreu enquanto estava em vigor a lei que flexibilizava as regras de remarcação de passagens na pandemia. Como a indicação era evitar aglomerações e manter o distanciamento social, muita gente remarcou suas viagens, esperando a melhora do quadro da crise sanitária.

Em síntese, a lei ficou em vigor no país de abril de 2020 a dezembro de 2021. Houve uma onda de cancelamentos, principalmente no início da pandemia, que afundou o transporte aéreo. E a atuação das empresas do setor não parece ter agradado o consumidor, que usou o seu direito para fazer reclamações contra as companhias.

“Isso evidencia que as regras temporárias não tiveram a efetividade almejada, no que se refere à proteção dos consumidores”, destaca a decisão do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

“Além disso, conclui-se que as empresas podem ter falhado na comunicação com os seus clientes“, acrescenta.

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