Connect with us

Direitos do Trabalhador

Receita abre novo lote de restituição do Imposto de Renda nesta sexta, 29

Publicado

on

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (29) mais uma rodada de restituição do Imposto de Renda. Esta será a terceira rodada de liberações deste ano. Até o final de 2022, outras duas estarão abertas. Antes mesmo da liberação do dinheiro, os cidadãos já podem conferir se estão entre os selecionados para este pagamento, sem precisar sair de casa.

Segundo as informações oficiais da Receita Federal, nesta terceira rodada, o fisco pretende liberar o montante de R$ 6,3 bilhões para pouco mais de 5,2 milhões de cidadãos que declararam o Imposto de Renda este ano. Desde a última semana, os usuários já podem realizar a consulta para saber se estão entre os contribuintes.

A Receita adiantou que repassará R$ 285 milhões para os contribuintes da chamada prioridade legal. São eles:

9.461 idosos acima de 80 anos;
62.969 contribuintes entre 60 e 79 anos;
6.361 contribuintes com algum grau de deficiência física ou mental;
29. 540 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

publicidade

Vale lembrar que o terceiro lote de restituição não será pago apenas para os indivíduos que têm prioridade legal. A Receita Federal explica também que os repasses acontecerão para as pessoas que não fazem parte de nenhum dos grupos acima, mas que tenham declarado o Imposto de Renda até o último dia 2 de maio.

Como sei se vou receber?

Para saber se está entre os contribuintes aptos ao recebimento da terceira rodada de restituição, o cidadão precisa acessar o site oficial do Meu Imposto de Renda e clicar na opção Consultar a Restituição. É importante deixar claro que nem todo mundo que declarou o Imposto de Renda este ano tem direito ao dinheiro da restituição.

Já no site, o cidadão precisa informar alguns dados pessoais como número do CPF e data de nascimento. O procedimento da consulta através da internet não dura mais do que alguns minutos, e o contribuinte pode conferir se está entre os contribuintes.

Caso você esteja entre as pessoas aptas ao recebimento do dinheiro nesta sexta-feira (29), o dinheiro será depositado diretamente na conta informada no processo de declaração do Imposto de Renda.

Se a conta que você informou já foi desativada por algum motivo, então é possível resgatar a quantia no Banco do Brasil. Neste caso, será preciso reagendar o crédito dos valores através do portal BB, ou pela central de relacionamento do banco, que tem o número 0800-729-0001 para todo o país, ou 4004-0001 para capitais e regiões metropolitanas.

publicidade

Restituição do Imposto de Renda

Como dito, a Receita Federal está pagando a restituição do Imposto de Renda em cinco parcelas distribuídas durante todo o ano de 2022. O primeiro repasse aconteceu ainda no último dia 31 de maio, a mesma data do fim do prazo do envio da declaração.

O segundo lote foi pago no último dia 30 de junho, para os contribuintes que enviaram as suas declarações até o dia 18 de março deste ano. Note que quanto mais cedo o cidadão declarou o imposto, mais chances ele tem de receber a restituição também mais cedo.

Ainda este ano, a Receita Federal pretende fazer mais duas liberações da restituição, além desta que está marcada para esta sexta-feira (29). As próximas datas são os dias 31 de agosto e 30 de setembro.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy