Connect with us

Economia

Quando vale a pena comprar imóvel financiado?

Publicado

on

O sonho da casa própria faz parte da maioria dos brasileiros. Mas é preciso pensar direito sobre a validade de se comprar um imóvel financiado. Por isso que hoje, nós vamos indicar quando vale a pena comprar imóvel financiado, aqui no Brasil 123.

Quando vale a pena comprar um imóvel financiado?

É preciso considerar que o imóvel financiado causa impacto financeiro para quem adquirir desta forma, tendo em vista o pagamento das parcelas. Para tanto, realize um bom orçamento familiar e avalie os impactos deste financiamento mensal a longo prazo em suas contas, e evite arrependimentos.
Mesmo assim, existem algumas situações em que vale a pena comprar um imóvel financiado. São elas:

Avalie se o preço do imóvel é atraente

Como o investimento é alto, é preciso que você avalie se o preço está atraente e real para o seu poder aquisitivo.
Faça pesquisas de mercado, avalie o local do imóvel, os preços da região, a qualidade dos materiais de construção, as vantagens oferecidas para a sua família, a segurança, entre outros elementos.

Existem opções de imóvel que realmente vale a pena o investimento pelo menor custo-benefício.

publicidade

Verifique se você tem o valor para dar entrada no imóvel

Normalmente os financiamentos não cobrem a totalidade do valor do imóvel. Assim, a entrada do valor varia entre 10% a 30% do valor do imóvel, e o restante pode ser financiado.
É claro que, quanto maior for a entrada, menor será o valor do financiamento, menores serão os juros e menores serão as parcelas para pagamento.

Avalie as perspectivas de valorização do imóvel no futuro

Para fazer esta avaliação, observe: a localização do imóvel, o seu tamanho, a estrutura e os acabamentos, as perspectivas de crescimento do local, a segurança, entre outros.
Assim, são as perspectivas de valorização do imóvel.

Avalie o momento econômico e se os juros estão em vantagem de aquisição

Veja, atualmente a taxa SELIC, que é responsável pela regulação dos juros no Brasil está em alta, o que causa uma redução no valor dos imóveis, mas gera um aumento no valor dos financiamentos, e um aumento nas taxas de juros a longo prazo. Então, se você deseja comprar um imóvel, o momento é agora, antes que a taxa de juros aumente.

Quando não vale a pena comprar imóvel financiado?

Existem basicamente três situações em que não vale a pena comprar imóvel financiado:

Quando o valor do imóvel está muito alto

Quanto maior o valor do imóvel, maior será o valor que você terá que financiar. Assim, escolha o imóvel que seja acessível ao seu orçamento financeiro.

publicidade

Realizar um bom orçamento familiar e avaliar os impactos deste financiamento é essencial – Reprodução AdobeStock

Quando você não tiver o valor para dar entrada no imóvel

Aqui envolve também quando você não tem todo o dinheiro necessário para a entrada. Assim, você terá que adquirir duas dívidas: uma para a entrada e outra para o financiamento.

Quando as parcelas do financiamento não cabem no seu orçamento

O financiamento exige o pagamento de parcelas a longo prazo, se hoje, as parcelas não cabem no seu orçamento familiar, aguarde o momento certo para adquirir seu imóvel próprio.

Esperamos ter contribuído para que sua dúvida seja respondida. Então, avalie bem e perceba se agora é o momento de adquirir um imóvel financiado.

O post Quando vale a pena comprar imóvel financiado? apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy